Pós-graduação em A Atuação do Auxiliar de Classe nos Processos Inclusivos de Pessoas com Deficiência
SAO CAETANO DO SUL
CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Ao Vivo: Segunda-feira, das 14h30 às 22h30, uma vez por mês. Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês.
Ver investimento
SAO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA05/04/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
Curso tem como finalidade apoiar profissionais que atuam nas salas de aula como auxiliar de classe ou agente de inclusão de pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.
Objetivos do curso
• Proporcionar o conhecimento de técnicas e práticas para apoio aos professores e mediação frente as pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.
• Formar profissionais aptos a atuar em sala de aula com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.
• Propiciar técnicas de manejo em situações desafiantes com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades
A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e Psicologia e áreas afins.
Carga Horária: 400h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).
Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00
Matriz curricular
- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação
- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Situações desafiadoras nas salas de aula. Acessibilidade dos materiais. Espaço físico e recursos materiais. Participação dos pais no ambiente escolar
- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Noções de Nutrição e Dietética Infantil. Alimentação Diferenciada: Manejo de sonda gástrica e outros tipos de alimentação . Princípios de Higiene, Profilaxia e Biossegurança. Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis
- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Deficiências sensoriais: surdez, cegueira. Deficiências sensoriais: surdocegueira e deficiência múltipla . Transtorno do Espectro Autista. Deficiências: física e intelectual
Deficiência múltipla. Superdotação e Altas Habilidades. Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas a aprendizagem
- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.