Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício
O exercício e a atividade física vêm sendo cada vez mais confirmados como estímulos capazes de evitar os processos deletérios decorrentes das várias doenças crônicas degenerativas. Tal fato torna-se ainda mais relevante diante da crescente constatação que abordagens farmacológicas são extremamente caras e proporcionalmente não apresentam o retorno esperado, tornando sua relação custo-benefício pouco interessante.
Trabalhar com a prescrição do exercício/atividade física, porém, não é tão fácil quanto parece. A cada dia mais e mais estratégias são desenvolvidas e os estudos em Fisiologia do Exercício demonstram cada vez mais que determinados tipos de atividade são mais adequados para determinados tipos de patologias. Mesmo que se leve em consideração os indivíduos que não apresentam problemas de saúde a simples manutenção do que se considera aptidão física exige uma enorme quantidade de conhecimentos específicos.
Tais informações demonstram que a prescrição do exercício físico e/ou atividade física exige um grau cada vez mais crescente de especialização. Outrora essa exigência era privilégio dos profissionais envolvidos no esporte de alto nível nos quais todos os parâmetros fisiológicos devem ser conhecidos profundamente para se atingir limites superiores de desempenho. Essa tendência vem sendo assimilada pelo mercado de trabalho que passa a selecionar os profissionais mais preparados em termos do conhecimento de como o exercício modifica a fisiologia humana a fim de se obter os melhores resultados e evitar, simultaneamente, prejuízos decorrentes da prática inadequada. Vale destacar que esse movimento em relação à Fisiologia do Exercício não ocorre apenas no Brasil tendo-se registrado recentemente a fundação da Sociedade Norte-Americana de Fisiologia do Exercício (ASEP) e também da fundação da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício aqui no Brasil.
Objetivos do curso
Estimular a conscientização do profissional por meio da sua atuação técnico-pedagógica no contexto social, fundamentado em uma melhor qualidade técnico-científica na área de Fisiologia do Exercício, no sentido de prepará-lo para atuar com mais segurança e melhor padrão profissional, tanto no atendimento direto ao cliente, quanto em instituições de ensino, lecionando e/ou fomentando a produção científica através da pesquisa.
A quem se destina: Profissionais graduados em Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina.
Carga horária: 360h
Período do curso: 12 meses de duração.
Matriz curricular
- Bases Teóricas do Treinamento Esportivo
Bases do Treinamento Esportivo
Princípios Científicos do Treinamento Físico, Meios e Métodos do Treinamento das Capacidades Físicas
- Fisiologia Básica Aplicada ao Exercício
Bioquímica e Bioenergética Aplicada ao Exercício
Fisiologia Celular
Nutrição Aplicada ao Exercício/Metabolismo de Carboidratos; Lipídios e Proteínas e Suplementação esportiva
- Fisiologia do Exercício Aplicada ao Treinamento
Métodos de Avaliação do Limiar de Lactato, VO2MÁX e Limiar Ventilatório
Prescrição de Exercícios Para Populações Especiais
Prescrição de Exercícios para crianças e adolescentes
Treinamento de Força: Montagem e Métodos de Treinamento
- Fisiologia do Sistema Aplicada ao Exercício
Fisiologia do Sistema Cardiorrespiratório Aplicada ao Exercício
Fisiologia do Sistema Neuromuscular Aplicada ao Exercício
Fisiologia do Sistema Imunológico e Exercício
- Didática do Ensino Superior
Didática do Ensino Superior
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.