Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

WhatsApp

Resolveu entrar nas mídias sociais? 10 dicas para não cometer erros!

  1. Início
  2. Notícia
Resolveu entrar nas mídias sociais? 10 dicas para não cometer erros!

Resolveu entrar nas mídias sociais? 10 dicas para não cometer erros!

Por Pedro Hermano*
 
As mídias sociais transformaram de modo extraordinário a maneira como as pessoas se relacionam. Pessoas físicas e jurídicas - de todos os portes. Sim, faz tempo que as médias, grandes e pequenas empresas entenderam a importância de estar presente nas mídias online, que deixaram de ser meros canais de entretenimento e tornaram-se ferramentas de marketing essenciais para negócios dos mais variados tamanhos e segmentos. Mas não adianta só marcar presença: a forma como se atua nas mídias sociais faz toda a diferença. Para que o seu negóciose sobressaia de modo adequado e tenha uma boa performance, Pedro Hermano, sócio fundador e diretor de criação digital da Agência 242, especializada em marketing digital,aponta 10 erros que você não deve cometer nesses incríveis ambientes:
 
1. PLANEJE-SE
 
O planejamento não é certeza de sucesso, mas a falta dele é a convicção do fracasso. Se predispor a fazer qualquer atividade sem ter um objetivo claro, é, sem dúvidas,um grande equívoco. No caso das mídias sociais também não é diferente: saber com clareza o que se pretende, por onde começar ou quais serão os próximos passos significa investir tempo e dinheiro de forma adequada.  Não adianta criar perfis da empresa no Facebook, Instagram ou Twitter e, simplesmente, cruzar os braços. É preciso, antes de tudo, planejar,o que significa:elaborar uma estratégia relevante e, principalmente, focar nas metas estabelecidas para cada canal. 
 
2. DEFINA PÚBLICO E CONTEÚDO
 
Outro grande erro de algumas marcas que entram nas mídias sociais é não saber qual o público que almeja conquistar e que conteúdo deseja transmitir. Criou o canal e não sabe o quê, com quem e como falar? Calma! Antes de tudo, defina quem são as personas relevantes para o seu negócio (as que já compram ou as que demostram interesse) e crie conteúdos exclusivos na linguagem delas. As mídias sociais da empresa precisam ser uma  extensão do site ou do ponto físico da marca e apresentar diferentes objetivos em relação a cada ambiente. É um exercício de paciência, mas que vale à pena a médio e longo prazos, pois traz aqueles que estão realmente interessados no seu produto ou serviço.
 
3. CONHEÇA AS MÍDIAS SOCIAIS
 
É importante que a marca conheça as características de cada mídia social, para definir que tipo de conteúdo vai ser publicado. Cada uma tem um público, uma linguagem e um padrão de postagem de conteúdos específicos. O desafio é saber qual delas melhor se adequa à sua empresa ou ao seu nicho de negócio.  Evite estar numa mídia online só porque todos estão. Talvez ela não seja a mais apropriada.  
 
4. DIVERSIFIQUE O CONTEÚDO
 
Quais as chances do visitante do seu canal sair pela porta em que entrou? Altíssimas. E um dos motivos está associado à relevância do conteúdo. Uma pessoa pode tanto deixar de seguir a sua mídia social quanto retornar à ela várias vezes ao dia. Por isso, publique conteúdos específicos e que sejam relevantes dentro de seu segmento de atuação. Para isso, é fundamental alternar os assuntos tratados e os formatos, como: vídeos, textos, imagens, links externos, gifs; sejam eles em carrossel, canvas ou álbuns - no caso do Instagram. Também é importante publicar conteúdos que necessariamente não tenham relação com a marca, mas que agreguem valor ao cotidiano dos seguidores. Assuntos que não estão diretamente ligados ao negócio, mas que despertem sentimentos ligados ao que o púbico acredita sempre conquistam bom engajamento. Fazendo isso, a sua marca vai conquistar novos seguidores e não deixará que o canal tenha conteúdos cansativos. 
 
5. NÃO COMETA ERROS DE PORTUGUÊS, POR FAVOR!
 
As normas da gramática padronizam a escrita correta das palavras e usá-las transmite profissionalismo. É que erros podem dar aos seus posts uma conotação de pouca seriedade e minar toda a sua estratégia de presença nas mídias sociais. Escrever de maneira espontânea, clara e, principalmente, correta gera credibilidade. 
 
6. USE IMAGENS
 
Nem só de texto viverá o conteúdo, mas de todo e qualquer recurso que agregue.  E a imagem é um deles. No caso do Brasil, onde grande parte da população não tem o hábito de ler, a imagem ganha uma força ainda maior. Utilizá-las tornam os seus posts mais interessantes, fazendo com que os seguidores cliquem e compartilhem o que a sua empresa está promovendo. 
 
7. NÃO POSTE FORA DO HORÁRIO 
 
Conhecer o horário em que o seu público navega nas mídias sociais é importantíssimo para desenvolver um planejamento orientado. Por isso,definir quem são as suas personas e pesquisar quais horários costumam ficar online é essencial para que os seus posts tenham performances melhores. 
 
8. E NEM CRIE MUITOS POSTS
 
É sempre importante ter conteúdo diário e atual. Mas postar várias vezes ao dia pode comprometer a sua estratégia. Hoje, as mídias sociais avaliam a relevância do conteúdo por meio de algoritmos. O Facebook, por exemplo, ranqueia para baixo publicações com conteúdo de baixa qualidade, diminuindo o alcance orgânico e, por consequência, a visibilidade. Parcimônia é sempre o melhor caminho: evite que o excesso de publicações cause aversão, a ponto dos seguidores interromperem o relacionamento com a sua marca. Você deve se pautar pelo equilíbrio. Mas lembre-se: os posts devem ser constantes e não espaçados, para evitar o efeito contrário: que a marca seja esquecida pelo público. 
 
9. RESPONDA RÁPIDO
 
As mídias sociais se alimentam de relacionamentos e é preciso nutrí-los de modo constante. Neste sentido, é fundamental que a sua empresa tenha uma pessoa, equipe ou mesmo outra empresa parceira que interaja com elogios, críticas ou até sugestões feitos pelos seguidores. É preciso analisar os comentários, um a um,e responder a todos. 
 
10. MONITORE TUDO
 
A maioria das mídias online conta com sistemas de monitoramento que permitem ao gestor acompanhar o desempenho de cada publicação. É imprescindível que esse profissional acesse métricas precisas para saber se os resultados esperados estão sendo alcançado.  Por fim, também é importante estar sempre atento às mudanças nas funcionalidades das mídias sociais: há sempre uma nova forma para se comunicar e novas métricas para avaliar o próprio desemprenho.
 
 
 
*Sócio fundador e diretor de criação digital da Agência 242, especializada em marketing digital, Pedro Hermano é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), especialista em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas pela McGillUniversity (Canadá) e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Um dos primeiros brasileiros a ingressar no curso de Marketing Digital da Harvard Business School, Hermano é docente do curso de Pós-Graduação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), articulista em renomados veículos de comunicação e palestrante em temas como estratégias de criatividade, marketing digital, inovação, big data e transformação digital.
 

Sobre a Pós USCS

Com tradição e inovação, a USCS oferece cursos de pós-graduação em diversas áreas: Gestão, Direito, Educação, Saúde e Tecnologia. Professores renomados e flexibilidade para sua carreira.

Últimos Artigos

  • Magna Mollis Ultricies
    Magna Mollis Ultricies
    • 26 Mar 2022
  • Ornare Nullam Risus
    Ornare Nullam Risus
    • 16 Feb 2022
  • Euismod Nullam Fusce
    Euismod Nullam Fusce
    • 8 Jan 2022

Áreas de Conhecimento

  • Gestão
  • Direito
  • Educação
  • Saúde
  • Tecnologia

Links Úteis

  • Sobre a USCS
  • Contato
  • FAQ