Quem Pode Exercer a Arteterapia no Brasil?

Quem Pode Exercer a Arteterapia no Brasil?

image

A arteterapia é uma prática cada vez mais reconhecida e valorizada no Brasil, oferecendo uma abordagem única para o tratamento de diversas questões emocionais e psicológicas. No entanto, muitas pessoas se perguntam quem está atualizado para exercer essa forma de terapia e ajudar aqueles que podem se beneficiar dela.

Esta forma de terapia utiliza a expressão criativa, como pintura, desenho, escultura e outras formas de arte, para ajudar os indivíduos a explorar emoções, reduzir o estresse e promover o bem-estar mental. A arteterapia chegou ao Brasil na década de 1940, trazida por profissionais que aprenderam, treinaram e praticaram essa forma de terapia em outros países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Inicialmente, a prática da arteterapia no Brasil era limitada a algumas instituições de saúde mental e centros de reabilitação.

O começo da Arteterapia no Brasil

A chegada e a consolidação da arteterapia no Brasil foram impulsionadas pelo trabalho dedicado de profissionais comprometidos em financiar essa abordagem terapêutica única e eficaz, que combina arte, psicologia e saúde mental para promover o crescimento pessoal e o bem-estar emocional.

Nise da Silveira foi uma psiquiatra renomada brasileira que desempenhou um papel fundamental na introdução e no desenvolvimento da arteterapia no Brasil. Ela trouxe essa abordagem terapêutica para o país durante a década de 1940, antes mesmo de a prática da arteterapia se popularizar mundialmente.

Nise acreditava no potencial transformador da expressão artística como uma forma de tratamento para transtornos mentais. Ela foi uma das primeiras profissionais a utilizar a arte como parte integrante do processo terapêutico em instituições psiquiátricas no Brasil. Ao longo de sua carreira, Nise realizou importantes pesquisas e métodos inovadores de terapia através da arte, contribuindo significativamente para a disseminação e a facilidade da arteterapia no país.

No entanto, ao longo dos anos, a arteterapia foi ganhando reconhecimento e popularidade no país. Isso se deve, em parte, ao crescente interesse por abordagens terapêuticas alternativas e holísticas, que valorizem a expressão criativa como meio de promover o bem-estar emocional e psicológico.

Atualmente, a arteterapia é amplamente praticada em diversas áreas, incluindo clínicas de saúde mental, hospitais, escolas, centros comunitários e até as mesmas empresas. O Brasil também conta com instituições de ensino e associações profissionais dedicadas à promoção e ao desenvolvimento da arteterapia no país.

Como Ser um Arteterapeuta no Brasil?

Para se tornar um arteterapeuta no Brasil, é necessário possuir formação acadêmica específica na área. Isso geralmente inclui um curso de graduação em artes, psicologia ou áreas afins, seguido de uma especialização em arteterapia.

Além disso, muitos profissionais buscam certificações adicionais e participam de cursos de atualização para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Para garantir a qualidade dos profissionais arteterapeutas, da prática e da docência da arteterapia, a UBAAT foi fundada em 2006. Com a preocupação e o intuito de garantir uma gestão coletiva, democrática e representativa, a organização e gestão da UBAAT é realizada por um Conselho Diretor Paritário, constituído pelos representantes dos Estados participantes. A UBAAT implementa seus objetivos por meio de uma Diretoria Executiva e de Grupos de Trabalho formados por representantes de diferentes associações regionais.

Tendo por objetivos específicos:

  • Unificar e definir parâmetros curriculares mínimos e comuns para cursos de Arteterapia no Brasil;
  • Estabelecer critérios para a qualificação de docentes e supervisores em cursos de Arteterapia no Brasil;
  • Estabelecer critérios nacionais para o reconhecimento e credenciamento de arteterapeutas e cursos de Arteterapia;
  • Lutar pelo reconhecimento legal da Arteterapia, garantindo a qualidade e confiabilidade dos serviços prestados pelos arteterapeutas a quem conceder credenciamento;
  • Estabelecer vínculos e parcerias com associações congéneres em outros países.

Você pode acessar o site da União Brasileira de Associações de Arteterapia e ter informações completas, bem como quais cursos, hoje, estão dentro dos parâmetros da principal instituição no Brasil.

Como funciona o Registro Profissional de Arteterapeuta?

Assim como em outras profissões da área de saúde e terapia, os arteterapeutas no Brasil devem ser registrados em seus respectivos conselhos profissionais. Isso garante que eles sigam os padrões éticos e de prática estabelecidos e que estejam em conformidade com a legislação vigente.

Para serem considerados arteterapeutas: é preciso formar-se em cursos reconhecidos pela UBAAT, com mais de 520 horas de aulas teóricas-práticas e equipe docente qualificada (respeitando as resoluções da UBAAT).

Atualmente no Brasil há mais de 2.000 trabalhos científicos sobre o tema e mais de 155 livros publicados no Brasil. Ao todo há registro de mais de 2.000 arteterapeutas registrados nas associações regionais que se conformam à UBAAT.

A Pós USCS está dentro dos parâmetros, com a Pós em Arteterapia! Além de estarmos nos parâmetros contamos com um time de gigantes da área.

Você pode conhecer a fascinante história de migração de carreira da nossa coordenadora Denise Araújo, que saiu da advocacia para a Arteterapia, acessando o vídeo:

                                                     

Os arteterapeutas podem trabalhar em espaços de saúde (prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida) em espaços educacionais, empresas e instituições culturais. Hoje, são fundamentais no SUS, por exemplo!

Quem pode se beneficiar da Arteterapia?

A arteterapia pode ser útil para uma ampla gama de pessoas, desde crianças até idosos, e em uma variedade de contextos, incluindo escolas, hospitais, clínicas e consultórios particulares. Ela é frequentemente usada no tratamento de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e trauma, bem como em situações de estresse e dificuldades emocionais.

Educação e Formação Profissional em Arteterapia

Para se tornar um arteterapeuta, é essencial obter a educação e a formação adequadas. O especialista pode vir de qualquer graduação, pois existem cursos de especializações de qualidade, como é o caso do programa de Pós-graduação em Arteterapia da USCS.

Programas de Pós-Graduação em Arteterapia

Após concluir o bacharelado, muitos aspirantes a arte terapeutas optam por exigir seus estudos em programas de pós-graduação em arte terapia. Estes programas fornecem uma educação mais aprofundada em teoria e prática da arte terapia, bem como oportunidades de estágio clínico.

Estágio Clínico e Supervisão

Durante o programa de pós-graduação, os alunos geralmente completam estágios clínicos supervisionados em ambientes de saúde mental, escolas ou instituições comunitárias. Esta experiência prática é fundamental para desenvolver habilidades clínicas e ganhar confiança como arte terapeuta.

A arteterapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento, expressão emocional e transformação pessoal. No Brasil, profissionais estão disponíveis para oferecer esse tipo de terapia a quem precisa, ajudando indivíduos a explorar seu potencial criativo e encontrar soluções para seus desafios emocionais. Ao buscar a ajuda de um arteterapeuta, as pessoas podem dar um passo importante na direção ao bem-estar e à saúde mental.

Certificação

Após concluir a educação formal e o estágio clínico, muitos arteterapeutas optam por buscar certificação profissional e licenciamento. As variações de acordo com os requisitos e estado do país, mas geralmente incluem a conclusão de um exame de certificação e a obtenção de horas de prática supervisionada.

No Brasil, conforme citado a cima, a União Brasileira das Associações de Arteterapeutas avalia e coloque em seu site os cursos disponíveis que estão dentro dos parâmetros aceitáveis e aconselháveis que instituições devem seguir.

A Pós USCS, com a Pós em Arteterapia, está dentro dos parâmetros dessa instituição, mas nós vamos além!

Alcance todos os estágios da arteterapia especializando-se na Pós USCS!

A jornada na arteterapia é transformadora tanto para o profissional que está aplicando a arte como terapia quanto para o cliente que está desenvolvendo as atividades artísticas em busca do autoconhecimento e da cura.

Se você quer embarcar nessa jornada com qualidade e alçar voos cada vez mais altos, a Pós-graduação em Arteterapia da USCS é a escolha perfeita!

O curso acontece em 20 meses, com aulas teóricas e práticas, atendendo à carga horária exigida pela UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) de forma intensiva, incluindo estágio de 100 horas e 60 horas de supervisão.

Matricule-se agora mesmo na Pós-graduação em Arteterapia!

0800 767 8727 | (11) 2714-5699