Pós-Graduação Presencial

Psicopedagogia Institucional e Clínica

 

Apresentação

 

A Psicopedagogia tem como objetivo geral de um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra do no processo de ensino – aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de sua superação por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.

 


Objetivos do curso

 

-Fornecer instrumental teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto institucional, preventivo e na clínica Psicopedagógica.

 

-Criar condições para que o psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.  Formar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.

 

-Formar profissionais aptos a fornecer aos professores de rede pública e privada os fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência. Propiciar fundamentos teóricos – práticos para o psicopedagogo na área de psicopedagogia institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.

 

-Propiciar fundamentos teóricos- práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia Preventiva.

 

-Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.

 


Carga Horária: 600h (500h presenciais + 100h estágio)

 


A quem se destina: Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.

 


Sistema de avaliação

 

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

 

No Trabalho de Conclusão de Curso; Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez; Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina; No Estágio, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez e frequência mínima em 100%.

 


Matriz curricular

 

-Psicopedagogia : Conceitos e Fundamentos Básicos

 

Fundamentos da Psicopedagogia

 

A Psiconeurologia aplicada a psicopedagogia.

 

- Teorias de Desenvolvimento: aplicação na Psicopedagógica

 

Importância das teorias de Desenvolvimento para a Psicopedagogia

 

Fatores que facilitam a Organização e a Construção do Conhecimento

 

- Teorias de aprendizagem: aplicação na Psicopedagogia

 

Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura

 

Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da escrita

 

Dificuldades de Aprendizagem quanto ao  raciocínio lógico (Matemática, Cálculos e Jogos)

 

- Avaliação Psicopedagógica Institucional/ Clinica

 

Avaliação Psicopedagógica Institucional- Clinica, Instrumentos de Avaliação I
(Diagnóstico– fundamentação teórico-prática e ética) 

 

Avaliação Psicopedagógica Institucional-Clinica Instrumentos de Avaliação II

 

Importância da família na avaliação psicopedagógica

 

Aspectos sociais que influenciam na Avaliação Psicopedagógica

 

- Psicopedagogia: Intervenção Institucional/Clinica 

 

Jogos Simbólicos de construção/ intervenção Psicopedagógica

 

Jogos de regras: intervenção Psicopedagógica

 

Arte : Estratégias de Intervenção Psicopedagógica

 

Jogos cooperativos Estratégias de Intervenção Psicopedagógica

 

Dinâmica de Grupo Estratégias de Intervenção Psicopedagógica

 

- Psicopedagogia: Psicologia e suas contribuições

 

Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico- Psicanálise

 

Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico- Fenomenologia

 

- Psicopedagogia na Perspectiva da Educação Inclusiva

 

A atuação da psicopedagogia no contexto Hospitalar

 

Recursos Acessíveis para Apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional

 

O papel do psicopedagogo no Estudo Baseado em Evidência 
Estágio Supervisionado

 


Núcleo Comum

 

- Metodologia da Pesquisa(total ou parcialmente a distância)

 


Investimento

 

Inscrição:R$ 200,00


Matrícula: R$ 250,00

 


Mensalidades*:

 

Opção A: 1 x R$ 5.952,00
Opção B: 6 x R$ 1.054,00
Opção C: 12 x R$ 558,00
Opção D: 18 x R$ 392,67
Opção E: 24 x R$ 310,00

* Para pagamento até um dia antes do vencimento será concedido desconto no valor de R$10,00 nas formas de pagamento, exceto à vista. Na data do vencimento será cobrado o valor sem desconto.

 

Processo seletivo

 

A seleção é constituída das seguintes etapas:

 

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

 

2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;

 

3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:

 

a) histórico escolar;

 

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

 

c) cópia da cédula de identidade;

 

d) cópia do CPF;

 

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

 

f) curriculum vitae resumido.

FORTALEZA


12/05/2018 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS

INDAIATUBA


12/05/2018 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS

SÃO CAETANO DO SUL

Rua Santo Antônio, 50 - Centro
07/04/2018 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS

SAO PAULO

Rua Treze de Maio, 681 - Bela Vista.
03/03/2018 - (data prevista para início do curso)
SÁBADO E DOMINGO, DAS 8H ÀS 18H, UMA VEZ POR MÊS