O que são os distúrbios alimentares?

O que são os distúrbios alimentares?

image

Os distúrbios alimentares são comuns na adolescência a no início da vida adulta. Sua origem vem de hábitos alimentares que podem trazer malefícios para a saúde. 
 
Suas causas podem estar ligadas a conseqüências psicológicas como ansiedade e pressões sociais. A maior incidência desse tipo de doença é de mulheres entre 12 e 25 anos. 
 
A Anorexia e a Bulimia nervosa são dois tipos de transtornos alimentares. 
 
Anorexia, o que é? 
 
Geralmente, as pessoas que são acometidas pela anorexia acham que estão acima do peso, e apresentam hábitos como uso indevido de laxantes e diuréticos e fazem exercícios de maneira exagerada. 
 
Sintomas: peso corporal extremamente baixo, restrição alimentar severa, preocupação com o ganho de peso, distorção de autoimagem, inibição do ciclo menstrual, gastrite, descamação e pele seca, hipotermia e anemia. 
 
Bulimia, o que é? 
 
A pessoa com Bulimia tem a compulsão por comida, só que ao mesmo tempo elas tem medo de ganhar peso. Por isso, usa de artifícios como vômito, uso de laxantes e diuréticos e faz jejum para evitar o ganho de peso. 
 
E esse comportamento de comer e vomitar pode acontecer a qualquer hora do dia e lugar. E o que a diferencia da anorexia, é que a pessoa que sofre essa doença consegue manter seu peso saudável.
 
Sintomas: dor de garganta, problemas nas glândulas salivares, inchaço na região da mandíbula, erosão esmalte dos dentes devido ao ácido do estômago (isso acontece em decorrência do vômito), descomodidade intestinal, irritação devido ao uso de laxantes, desidratação grave da purga de fluídos, níveis muito altos ou baixos de sódio, cálcio, potássio; e sangramento retal por causa dos laxantes. 
 
Tanto a Anorexia quanto a Bulimia Nervosa tem como causa o culto excessivo ao corpo, maus hábitos alimentares, distorção da autoimagem, autoestima baixa, sentimento de culpa e distúrbios emocionais. 
 
O tratamento de ambas as doenças é feito através de uma assistência psicológica e clínica, e claro, aliado ao apoio familiar. 
 
Na USCS há uma série de cursos de Pós-Graduação na área de psicologia que podem dar especialização para os profissionais da área atuarem em funções mais específicas. E os cursos são apresentados nas modalidades presencial.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699