O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo?

O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo?

image

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) não é uma mania, na verdade, é uma compulsão mental que é provocada em uma pessoa por determinada situação. Essa compulsão serve para aliviar um incomodo e ansiedade que um acontecimento específico pode aflorar. 
 
O chamado pensamento intruso causa uma sensação involuntária na pessoa que tem TOC, e ela pode realizar algum ritual para aliviar esse sentimento. E muitos são os contextos que podem causar essa compulsão, pode ser desde objetos desorganizados e até pensamentos obsessivos. 
 
A compulsão pode chegar a um nível extremo e a pessoa pode evitar aquela situação que causa nela a necessidade de praticar algum desses rituais. Os mais afetados por essa doença são as crianças em idade escolar e os jovens com idade entre 18 e 20 anos. 
 
O diagnóstico da doença é feito por um psiquiatra e o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, psicoterapia e até cirurgia, para casos mais graves. O TOC pode se manifestar por diversas causas sejam elas a predisposição genética, alterações funcionais e neuroquímicas cerebrais, abuso físico e sexual e até situações estressantes que a pessoa possa ter sido exposta. 
 
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é controlável através de terapia e medicamentos. Para aliviar seus sintomas é preciso que o tratamento seja feito corretamente para não acontecer recaídas. A cirurgia só é necessária em casos muito graves, em sua maioria é feita uma estimulação cerebral e neurocirurgia funcional. 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699