O que é inteligência emocional?


Postado em 12/09/2018



Hoje em dia muito se fala em inteligencia emocional, e o motivo disso se dá pelo fato das pessoas estarem cada vez mais preocupadas com sua saúde mental. Basicamente, o significado do termo pode ser facilmente entendido como a habilidade de reconhecer reações emocionais próprias e dos outros e entender como os comportamentos exercem efeitos.
 

A facilidade de lidar com os seus sentimentos e emoções são partes importantes da inteligência emocional, além disso, a empatia também é essencial.
 

Como desenvolver a inteligência emocional?
 

Nós nascemos e crescemos sem ter contato com a educação emocional, porém, é algo que pode ser desenvolvido. Nos dias de hoje é hipervalorizado a questão de pessoas estarem bem com seus sentimentos e emoções, e aceitar as coisas de maneira mais tranquila.
 

Trabalhar o respeito dentro das relações afetivas e de trabalho, harmonizar as suas relações, exercitar o autoconhecimento e entender as manifestações das suas emoções é muito benéfico.
 

Primeiros passos para te ajudar a desenvolver a inteligencia emocional
 

•    Para investir no seu autoconhecimento você pode começar com a terapia. Um profissional da psicologia pode te ajudar na questão do autoconhecimento;
•    Você precisa conhecer os seus sentimentos e admiti-los para si e para os outros, mesmo aqueles que são ruins;
•    Pare e respire direito! Um dos sintomas da ansiedade é a respiração curta e acelerada. Pare um pouco, corrija sua respiração e isso te ajudará a colocar as suas emoções no lugar;
•    A conversa, seja ela no seu relacionamento familiar e afetivo ou no trabalho é muito importante. O falar e ouvir é o que nos faz evoluir e sair da estagnação;
•    Preste mais atenção nos seus sentidos, nas suas emoções e em tudo que o cerca. Isso é importantíssimo para o seu autocontrole.

 

0800 767 8727
(11) 94548-3386




Outros Links