O envelhecimento e nossa relação com a comida

O envelhecimento e nossa relação com a comida

image

A refeição é um momento precioso de nosso dia, e nós construímos uma relação com a comida ao longo de nossa vida. E a forma como encaramos nossa alimentação vai mudando de acordo com o avanço da idade.
 

A comida é fundamental para o nosso organismo, mas não é só isso, as nossas refeições são também momentos de socialização. Nos reunimos em happy hour, festa e reuniões com o intuito de socializar, e claro, comer. A comida não só provoca bem estar, mas também é um momento de união. Ao longo dos anos essa relação vai sofrendo alterações naturais causadas pelo envelhecimento.
 

Alimentação x terceira idade  
 

Após os 50 anos, nosso corpo sofre com a perda de massa muscular conhecida como sarcopenia. Quadro que pode se agravar devido à falta e atividade física e o baixo consumo de proteína.
 

A alimentação saudável é o pilar de uma boa saúde, e também é a receita da longevidade. E com o avançar da idade precisamos ter mais cuidado ainda em relação aos alimentos que consumimos, já que nosso organismo passa a ter outras necessidades.
 

Após os 60 anos podemos sofrer com uma diminuição em nosso apetite, seja pela perda do convívio social de um parceiro ou até por consequências da velhice como problemas dentários, perda de paladar, perda de olfato e dificuldade de deglutição.
 

Cuidados com a alimentação na terceira idade
 

•    Investir em alimentos com gorduras boas é o primeiro passo para uma boa alimentação. Esse hábito vai fazer muito bem para o seu coração, beneficiará a sua memória, concentração e o seu sistema nervoso;
•    Inclua na sua alimentação o consumo de frutas, líquidos, cereais integrais, sementes e hortaliças para combater o intestino preguiçoso, problema muito comum nessa fase da vida;
•    Você precisa também ter um cuidado maior com a ingestão de vitaminas, principalmente a B12, Vitamina D e o cálcio.
•    Tire o sal da sua alimentação, use outras alternativas como temperos. O uso excessivo de sal não é bom para a nossa saúde e pode ser a causa da hipertensão, doenças cardiovasculares e até doenças renais.

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699