Novembro Azul 2017: mais um ano da campanha que traz conscientização sobre o câncer de próstata

Novembro Azul 2017: mais um ano da campanha que traz conscientização sobre o câncer de próstata

image

O Novembro Azul tem como principal missão todos os anos alertar sobre a prevenção do câncer de próstata. Uma das doenças que mais causam mortes de homens no mundo todo, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. 
 
No começo, é muito difícil identificar os sintomas do câncer de próstata, já que é uma doença silenciosa que vai se manifestando aos poucos. Mas quando em estado avançado o tumor passa por uma mutação onde seu tamanho aumenta e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. 
 
Mas, o câncer de pr´poostata tem cura, e se o diagnóstico for precoce as chances do tratamento curar a doença aumentam em 80%. A prevenção acontece da seguinte forma: homens acima dos 50 anos precisam fazer o exame anualmente, e homens negros e com histórico familiar devem começar a fazer os testes após os 45 anos. 
 
Mas a prevenção não fica só nos exames, viu?! É preciso praticar exercícios com regularidade, evitar a ingestão de alimentos gordurosos ou com muito açúcar. A manutenção de uma vida mais equilibrada e saudável pode não só ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas também outras doenças. 
 
Aliás, existem duas modalidades de exames  para fazer o diagnóstico do câncer de próstata: o PSA (exame de sangue) e o exame de toque retal.  Os dois se complementam, por isso, nenhum anulará o outro, há a possiibiliade de o médico te pedir para fazer os dois exames, inclusive. 
 
A Pós Graduação em Farmácia Clínica em Oncologia visa formar discentes para a atender as necessidades de mercado que fornece amparo a pacientes oncológicos. Aprofundando o aluno a um conhecimento farmacoterapêutico mais abrangente. 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699