Marketing Digital: 5 dicas para profissionalizar a comunicação de sua empresa na internet


Postado em 19/05/2017



A ascensão do marketing digital nos negócios tem dado a possibilidade de pequenas e médias empresas crescerem cada vez mais, com boas estratégias e baixo orçamento.  No momento de crise em que o país se encontra, a adesão à web, que se tornou um dos principais meios de comunicação no mundo todo, tem sido a solução para estreitar o relacionamento com clientes. 
 
Mas para que o plano de ações em marketing digital seja bem executado, é preciso estar atento a alguns detalhes que farão a diferença na hora de destacar a sua empresa nas redes sociais. Confira:
 
1. Esteja sempre presente
Construir a presença online de uma empresa já deixou de ser uma opção há muito tempo. Em um mundo cada vez mais conectado, quando os consumidores procuram por informações de suas marcas favoritas, esperam encontrar um site oficial e perfis nas redes sociais.
Mais do que recursos de divulgação, esses são canais de comunicação obrigatórios da sua organização com o seu público. Com eles, além de criar um bom relacionamento com os clientes, também é possível gerar oportunidades de negócio.
 
2. Conheça o seu público
Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing, é preciso conhecer bem o seu público.
Buscando atingir pessoas mais propensas a se tornarem seus clientes em campanhas de marketing digital, trabalhamos com a representação do cliente ideal (conhecida como persona). Somente com informações — como interesses e hábitos — da persona será possível definir quais as estratégias mais adequadas a se implementar e quais os resultados esperados com elas.
 
3. Escolha as estratégias em que prefere investir
O marketing digital para pequenas empresas oferece uma série de possibilidades de estratégias. Você pode trabalhar com ótimas alternativas — como SEO, divulgação em redes sociais, e-mail marketing, conteúdo e links patrocinados.
Vale a pena aprender sobre os prós e contras de cada uma delas e saber em quais casos elas são mais indicadas. Isso dará a você mais segurança em escolher as estratégias que mais combinam com os objetivos e características do seu negócio.
 
4. Faça um planejamento de marketing digital
Todos os passos anteriores devem ser documentados, incluindo as etapas necessárias para executar as estratégias com as quais você escolheu prosseguir. Tudo isso fará parte do planejamento de marketing digital.
O plano de marketing digital nada mais é que um documento em que constam o cenário completo atual da empresa (interno e externo), o cenário em que ela quer estar depois de executada a estratégia e os detalhes de como chegar a esse cenário.
 
5. Especialize-se
Com as inúmeras possibilidades encontradas na internet, é preciso cada vez mais dominar as ferramentas disponíveis e entender a fundo o papel que o Social Media tem para uma marca ou empresa. Hoje em dia, diversas opções de cursos de Mídias Sociais e Marketing Digital estão disponíveis no mercado, incluindo cursos de Pós-Graduação. Para quem deseja ampliar o conhecimento e especializar-se na área, essa é, sem dúvida, uma excelente opção!
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