Experimentando o Lean no desenvolvimento de Novos Produtos

Experimentando o Lean no desenvolvimento de Novos Produtos

image

Curso de Engenharia Industrial: Ênfase no Lean Manufacturing Turma 2018
Profª Márcia Elisa S. Echeveste

Quando se discute o uso de técnicas  Lean, pensa-se nos grandes objetivos do Lean Manufacturing, os quais são evitar desperdícios e trazer valor ao cliente e à empresa por meio de processos livres de perdas.  Os métodos Lean são amplamente conhecidos por analisarem perdas no processo e criar contramedidas para combater as causas-raiz.  Contudo, a maioria das anomalias poderiam ser evitadas no desenvolvimento do projeto.

O desenvolvimento de novos produtos Lean Design é um tema vanguarda, pois usa os princípios de valor do Lean Manufacturing para o projeto do produto. Mudança de mentalidade, gestão visual, simplicidade nos processos e busca do valor na perspectiva do cliente são os objetivos postulados no Lean Design.

Para experimentar estes conceitos, a disciplina Lean no desenvolvimento de produtos  ocorreu  por meio de oficinas práticas, no qual os alunos foram desafiados a inovar e desenvolver projetos de melhoria usando os princípios  discutidos em aula. O resultado foi um trabalho em equipe estimulado para experimentação de novas técnicas e ferramentas.


 
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699