Exame de sangue poderá ajudar na prevenção do Câncer de mama

Exame de sangue poderá ajudar na prevenção do Câncer de mama

image

Em recente estudo feito nos Estados Unidos foi descoberto um tipo de exame de sangue que pode detectar a possibilidade de aparecer tumores nos seios em mulheres que já tiveram câncer de mama. 
 
O exame é feito cinco anos após o primeiro diagnóstico, e através dele é possível antever o reaparecimento de tumores nos próximos dois anos. E claro, dá tempo da paciente e do médico tomar precauções para que o tumor não se desenvolva. 
 
No caso do resultado do exame dar negativo, as chances de se desenvolver tumor novamente diminui em 98%. Mulheres que já tiveram um quadro de câncer de mama estão mais propensas a ter a doença novamente. 
 
O exame se chama CellSearch, e ele faz uma busca de células cancerosas no sangue da paciente, essa técnica está disponível apenas nos Estados Unidos, por enquanto. E muitos testes estão sendo feitos para validar a pesquisa, e mais de 547 mulheres participaram do estudo.  
 
O perfil da paciente precisa preencher alguns requisitos como ter tido câncer de mama cinco anos antes dos testes, ter feito quimioterapia ou passado por uma cirurgia. As mulheres escolhidas foram acompanhadas por 2 anos, e aquelas que apresentam resultados positivos no exame tiveram suas chances aumentadas em 22 vezes para desenvolver a doença novamente. 
 
A Pos Graduacao em Enfermagem Oncológica tem o intuito de oferecer conhecimento teórico na assistência de enfermagem ao indivíduo portador de neoplasia, considerando todos os níveis de atenção à saúde, proporcionando a formação de enfermeiros especialistas em oncologia que possam associar o conhecimento técnico-científico à fundamentação ético-política na prática da enfermagem.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699