Educação de 0 a 3 anos: a especificidade do trabalho na primeiríssima infância

Educação de 0 a 3 anos: a especificidade do trabalho na primeiríssima infância

image

Historicamente, as creches foram entendidas como lugar de cuidados dos bebês quando a família não podia oferecê-lo. Desde a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, quando passou a ser legalmente um espaço educativo, vem buscando construir sua especificidade.
 
Para além de um lugar de cuidados, passou a ser um lugar de educação. Mas, para crianças de 0 a 3 anos, o que isso realmente significa? Quais práticas têm caráter educativo nesse espaço? Como o tempo dos bebês e crianças deve ser pensado?
 
O curso de pós-graduação em Educação de 0 a 3 anos: a especificidade do trabalho na primeiríssima infância foi montado pensando em maneiras de responder às questões acima e as decorrentes a partir delas.
 
Sua grade reúne as principais práticas de educação dos bebês em espaços coletivos, inclusive as pesquisas e práticas internacionais para oferecer não modelos, mas inspirações de trabalho, colaborando com uma formação sólida para a atuação com esta faixa etária.
 
Apresenta as principais contribuições das diferentes abordagens no trabalho com crianças pequenas (Pedagogia Waldorf, Abordagem de ReggioEmilia, Abordagem de EmmiPikler, Pedagogia Montessori).
 
Também discute as contribuições das pesquisas nas áreas de neurociência, antropologia, psicanálise e motricidade para as crianças pequenas; além de estabelecer diálogos, reflexões e pesquisas entre os conhecimentos teóricos e as práticas nas instituições que atendem as crianças de 0 a 3 anos.
 
O especialista formado pelo curso terá os requisitos necessários para a atuação como educador e pesquisador  na educação de 0 a 3 anos. Além de conhecer as principais tendências e pesquisas para a faixa etária, terá a competência de gerir diferentes projetos e propostas a partir da análise das instituições.
 
Busca-se uma formação sólida, com um profissional que tenha um olhar ao mesmo tempo crítico e sensível, que seja agente de transformação e melhoria de condições de atendimento aos bebês e crianças. 
 
Texto escrito por Nayara Vicari Baracho de Biasi, Pedagoga e Mestre em Educação pela USP e coordenadora do curso de pós-graduação em Educação de 0 a 3 anos: a especificidade do trabalho na primeiríssima infância da USCS. 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699