Dieta detox: como o processo pode ajudar a purificar o organismo e o corpo

Dieta detox: como o processo pode ajudar a purificar o organismo e o corpo

image

Após dias de comemoração, feriado e festas, é preciso purificar o corpo dos excessos acumulados ao longo do período. E, para isso, muitos recorrem à dieta detox, que auxilia na eliminação de substâncias indesejadas. 

Diferente do que muitos pensam, o detox não é uma simples dieta, mas sim um processo metabólico fundamental que ajuda o corpo a se proteger de moléculas causadoras de doenças. E esse processo é muito mais complexo do que se imagina.

E por que devo fazer uma dieta detox?

Constantemente, nosso corpo encontra-se exposto a uma série de “estressores”, como poluição, hormônios, aditivos químicos, entre outros. Por esse motivo, é importante que, de tempos em tempos, realizemos um processo de purificação, para que o nosso organismo trabalhe melhor.

Mas, antes de adotarmos a dieta detox, é importante conferirmos se ela está, de fato, mirando o objetivo final, que é eliminar substâncias indesejáveis e purificar o corpo e o organismo. Para isso, dividimos o processo em duas fases. Confira:

Fase 1: Produz radicais livres, que podem ser prejudiciais. Por isso, os alimentos ricos em antioxidantes são muito importantes para que esse processo seja otimizado.

- O resveratrol, encontrado na uva, é uma boa opção de micronutriente com alto efeito antioxidante.

- Brócolis, couve-de-bruxelas e repolho contêm moléculas que facilitam a detoxificação.

- Laranjas e tangerina também fornecem o suporte de vitamina C.

- Dieta rica em proteínas com baixo teor de gorduras saturadas.

- O ideal é evitar também a cafeína e o álcool, pois eles são metabolizados pelos mesmos genes que muitas das substâncias tóxicas.

Fase 2: Também conhecida como fase de conjugação. Nessa etapa, são adicionadas moléculas que facilitam a eliminação das substância tóxicas. Nutrientes como taurina, cisteína, glicina, colina e inositol potencializam a capacidade de eliminação das substâncias indesejáveis do organismo.

O principal é perceber que cada organismo é único e que uma dieta detox pode auxiliar muito para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida. Só que ela deve ser feita da maneira correta, e deve-se ter em mente que esse é um processo natural do corpo, mas que pode ser potencializado.

Tem interesse em se aprofundar ainda mais no tema? Confira os nossos cursos de Pós-Graduação em Nutrição.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699