Conheça as áreas de atuação do pedagogo

Conheça as áreas de atuação do pedagogo

image

O trabalho do pedagogo – profissional especializado em educação infantil – é baseado em associar o processo de aprendizagem à realidade do aluno, buscando e utilizando técnicas e ferramentas capazes de transmitir o conhecimento.

A formação no curso de Pedagogia habilita o profissional a trabalhar como professor de educação infantil ou fundamental, gestor, orientador escolar, entre outros.

Na área educacional, o pedagogo pode também elaborar e editar materiais didáticos para adequá-los aos métodos de ensino para cada nível de escolaridade.  Entre os materiais desenvolvidos estão desde livros didáticos até vídeos educativos, videoaulas para cursos online e programas de computador.
 
Na parte de educação especial, para facilitar o processo de aprendizagem de autistas, alunos com dislexia, etc., o pedagogo deve ministrar aulas usando técnicas diferenciadas de ensino, para que estes alunos sejam capazes de compreender o conteúdo ensinado.
 
Além de criar e lecionar aulas, outra área em que o pedagogo pode atuar é a gestão escolar, estando à frente da construção do projeto pedagógico da escola, acompanhando as ações do projeto junto aos outros educadores e os resultados obtidos junto ao desempenho dos alunos.
 
Entre outras tarefas de gerenciamento que o gestor escolar deve cumprir estão a organização do calendário letivo, com as datas dos eventos escolares; realizar reformas curriculares, definindo os conhecimentos que os alunos devem adquirir durante um período; coordenar conselhos de classe; gerenciar os recursos financeiros da escola e a equipe de professores.
 
A pedagogia e suas áreas de atuação abrangem diversos segmentos do mercado. Nos espaços não-escolares, esse especialista também está capacitado a trabalhar em:

-ONGs;

-Brinquedotecas;

-Bibliotecas;

-Hospitais;

-Mídias educativas;

-Pesquisa;

-Políticas educacionais.

Deseja se especializar na área de Pedagogia? Conheça os nossos cursos de Pós-Graduação na área. 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699