Como acontece a supervisão clínica no curso de Psicanálise?

Como acontece a supervisão clínica no curso de Psicanálise?

image

Primeiro, vamos explicar qual é o objetivo da nossa Pos Graduação em Psicologia Clínica Psicanalítica: Teoria e Prática Clínica, de Freud a Winnicott. O propósito do curso é fornecer ao aluno conhecimentos teóricos e práticos necessários a uma reflexão e uma prática psicanalítica ética, para que possa intervir mais ampla e profundamente no contexto clínico e de saúde.
 
Mas, vamos a nossa pergunta inicial: como funciona a supervisão do curso? As supervisões acontecem ao final das aulas, com um tempo estimado em duas horas. Se as aulas acontecem de final de semana, então, a supervisão acontecerá duas horas no sábado e duas horas no domingo. 
 
A supervisão acontece em sala de aula, com um grupo de até 10 pessoas. Caso haja mais de 10 pessoas, outro professor será disponibilizado para o atendimento, e assim facilitar o processo. 
 
Na USCS não tem clínica escola no curso de Psicologia Clínica Psicanalítica: Teoria e Prática Clínica, de Freud a Winnicott, portanto, cada aluno será responsabilizando pelo próprio atendimento. Já o controle de horas de estágio é feito por relatório oral e escrito que será apresentado para o professor supervisor. E assim, as horas serão inclusas nas fichas dos alunos. 
 
O aluno poderá fazer atendimentos depois de iniciar o curso, e os professores podem auxiliá-los a encontrar pacientes de modo “informal”.  E os atendimentos podem ser feitos tanto em consultórios particulares quanto em instituições públicas, onde for mais acessível para o aluno. 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699