As angústias dos dias de hoje

As angústias dos dias de hoje

image

Dos tempos de Freud para hoje em dia, os tipos de sofrimento mudaram muito. Os pacientes, hoje, sofrem principalmente de um profundo sentimento de vazio (depressões), de uma angústia desenfreada que surge “do nada” com retoques de sentimento de morte (pânico), sofrem de doenças que surgem como um mistério em seu corpo (psicossomáticas), sofrem por não conseguirem controlar um impulso de comer, jogar, estarem conectados, comprar (compulsões) e sofrem por transbordarem sua agressividade (violência e criminalidade) sem nenhum domínio de si. 
 
Por outro lado, encontramos riquíssimos usos das redes sociais que auxiliaram as pessoas no seu dia a dia. Você pode bater papo com amigos e familiares à distância, pode até mesmo fazer uma terapia por Skype, pode ser um novo personagem num jogo ou numa segunda vida (Second Life), pode participar de movimento políticos (como aconteceu recentemente no Brasil), pode encontrar parceiros amorosos ou amigos, pode mesmo trabalhar no conforto de casa ou qualquer lugar que queira estar conectado. As possibilidades são infinitas. A questão principal parece ser o uso que fazemos desse instrumento. 
 
Claro, este instrumento tem características únicas e que possuem consequências, como foi dito anteriormente. Então agora, podemos pensar melhor sobre o que significa as redes sociais. Temos um panorama social e outro individual. Ambos estão entrelaçados, porém, podem ter significados radicalmente diferentes de pessoa para pessoa. Todos somos impactados por isso. No site da ANATEL consta que “O mês de junho de 2017 encerrou com 242,1 milhões de linhas móveis em operação”. São mais linhas telefônicas do que habitantes no Brasil. 
 
Numa pesquisa feita pelo Data-folha, da Folha de São Paulo, consta que o Brasil é o terceiro país que mais permanece conectado na internet, chegando, dependendo da faixa etária, à 9 horas conectados por dia. Pelo o que eu vejo no meu dia a dia, poderia até dizer que são mais horas. 
 
Portanto, somos todos impactados por este fenômeno de uma forma ou de outra. Agora, isto não significa que estamos rendidos a isto, é importante lembrar sempre que podemos desligar o celular.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699