A psicologia no combate ao tabagismo

A psicologia no combate ao tabagismo

image

O cigarro é uma ameaça a nossa saúde, podendo causar doenças gravíssimas e levar até a morte. Mesmo assim, muitas pessoas continuam fumando, e muitas delas já procuraram várias técnicas para largar o vício de vez. Em dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que pelo menos cinco milhões de pessoas morram por ano vítimas e doenças causadas pelo fumo, e a estimativa é que esse número dobre até 2030.
 

Como parar de fumar?
 

Esse é o grande desafio para o fumante: parar de fumar! Se você perguntar para qualquer fumante sobre largar o vício ele vai responder que já tentou de tudo, porém, é muito difícil.
 

Mas, o que muitos não sabem é que a psicologia pode ajudar a largar o vício em cigarros. Primeiro você precisa entender que o tabagismo é uma doença crônica que causa dependência de nicotina. E em alguns casos, fazer o tratamento com medicamentos aliado à psicoterapia pode acabar de vez com o vício.
 

O cigarro pode estar ligado diretamente a um fator emocional, seja para controlar a ansiedade, a lidar com uma situação de conflito, controle de peso e até manejar a produtividade no trabalho.
 

O tratamento feito com o fumante é bem simples e rápido, o processo começa com a redução de cigarros que a pessoa fuma por dia e o ensina a lidar com os sintomas da abstinência. Além disso, junto o psicólogo o paciente vai identificar o que desencadeia nele essa vontade de fumar e ajudá-lo a lidar e evitar possíveis recaídas.
 

Antes desse processo de largar o vício, o paciente passa por uma avaliação para que o profissional possa indicar o tratamento correto. É importante ressaltar que se libertar do tabagismo é muito benéfico para a saúde e bem estar.
 

E para os profissionais de psicologia que são graduados e estão pensando em se especializar em alguma área, a USCS oferece uma série de cursos de especialização na área, conheça: https://goo.gl/WC3xqn
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699