A importância de analisar o Perfil Comportamental

A importância de analisar o Perfil Comportamental

image

Conhecer o perfil comportamental de cada profissional pode trazer diversos benefícios à empresa, desde a seleção de novos funcionários, à melhorias nos processos diários, destacando o potencial de cada profissional, e com isso, formar equipes mais assertivas e de alta performance. Para isso, é feito uma análise por meio do chamado Teste Comportamental, que tem como objetivo orientar empresas sobre a adequação do perfil de seus funcionários a cada função - isso inclui contratações, promoções e plano de carreira.  

Um modelo de Gestão de Pessoas com foco no perfil comportamental busca atender às novas necessidades do ambiente organizacional, procurando colocar a pessoa certa na função certa, o que pode trazer mais produtividade e competitividade à empresa. Desenvolvendo habilidades e capacitando os colaboradores, a Gestão de Pessoas consegue maiores chances de conduzir o seu capital humano para atingir as metas empresariais.

A análise comportamental é o melhor método para aplicar a metodologia DISC, habilitando os colaboradores e fornecendo subsídios para o trabalho a ser desenvolvido em cada área da organização.

Conhecendo o perfil comportamental dos colaboradores

Numa empresa, a área de recursos humanos trabalha exclusivamente com pessoas. Identificar o perfil comportamental de cada colaborador torna-se uma ferramenta necessária, já que cada pessoa é diferente de outra, cada uma tendo sua própria cultura, sua própria personalidade e sua maneira distinta de executar as atividades. A Gestão de Pessoas, através do perfil comportamental, pode estabelecer condições de direcionar cada fornecedor para a melhor função, dentro dos seus padrões, de maneira a conseguir a harmonia no clima empresarial.

Entre os tipos de perfis comportamentais, podemos agrupar, dentro da empresa, alguns padrões, lembrando que, mesmo dentro dos padrões, pode haver características diferenciadoras, que devem ser melhor trabalhadas para que a empresa mantenha o seu quadro funcional dentro daquilo que deseja e objetiva.

Dentro do ambiente empresarial e corporativo, podemos destacar alguns tipos característicos:

Comunicador

Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas se adaptam com facilidade. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação e passam de um assunto a outro com rapidez, gostam de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia. Eles precisam do contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, entretanto, não gostam de passar despercebido. É amigo de todos e atua melhor em equipe. É vaidoso e admira sua projeção pessoal e social. É imaginativo e tem sentimento artístico. Apresenta rapidez e agilidade em suas atitudes. Os comunicadores são festivos, animados e descontraídos, gostam de viajar e sair, essas características os tornam mais sociáveis com pessoas do mesmo grupo. São extremamente comunicativos e alegres, e tendem a serem líderes. Supondo que se consiga chamar a atenção do Comunicador para se explicar sua tarefa, será sempre necessário monitorá-lo para que não se desvie do objetivo.

Executor

Um executor é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhador, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança. O que caracteriza este perfil é a força de vontade. Seu raciocínio tende ao lógico/dedutivo e sua imaginação e juízo normalmente são equilibrados. Aprecia desafios e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Tem autonomia, independência e sabe se impor aos demais. É autoconfiante e tem características de líder. Pode ser autoritário e um tanto quanto inflexível. Acredita no seu ponto de vista, por isso, “luta” pelas suas ideias. Tende primeiro a executar, para depois pensar em como fazê-lo. Para tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, o executor poderá ser a pessoa mais indicada, desde que ninguém se coloque a sua frente, pois este certamente será atropelado por esse perfil.

Planejador

Os planejadores são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória, mas podem carecer de aptidões criativas. Em situações emergenciais, age com tranquilidade. O planejador é introvertido, e tem uma tranquilidade singular que lhe confere um perfil de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado. Este profissional planeja a melhor forma de executar uma tarefa antes de iniciá-la. Após o início, o planejador seguirá por conta própria até o fim.

Analista

Características dos gênios, os analistas são preocupados, rígidos, porém calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto e tende-se a serem pessoas caladas e retraídas. Sua grande desvantagem é serem pessimistas, porém possui facilidades na arte por serem mais sensíveis. Agilidade, inteligência e intelectualidade. Têm habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida. Prefere atuar com estímulo dos demais. Geralmente é o tipo de funcionário leal e compromete-se com o trabalho. Gosta de “surpreender” e é sensível a críticas magoando-se com certa facilidade. É intuitivo, curioso e tem inteligência verbal. Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes. Por ser extremamente perfeccionista, deve ser monitorado até o fim de uma atividade, devendo ser constantemente estimulado para que vença a fase do pensar e do fazer, necessitando de reforços de aprovação, pois sempre pensa que seu trabalho está sempre imperfeito.

Aproveite e conheça o Teste do Gestor. Clique aqui e avalie seu potencial para ocupar uma função de gestão.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699