A importância da vacinação na infância


Postado em 11/07/2018



A vacinação se tornou um tema muito importante a ser discutido, já que surgiu nos últimos anos, principalmente no Brasil, um movimento que se diz contra as vacinas. Em 2016, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa e imunização de crianças contra a poliomielite foi a pior já registrada nos últimos 12 anos.
 

Dados preocupantes que vem deixando o governo em alerta. Mas aqui vamos tirar as suas dúvidas sobre a importância das vacinas.
 

Mas o que são as vacinas, afinal?
 

As vacinas são substâncias que são produzidas com partes inativas de vírus e bactérias, e isso promove a proteção que precisamos contra uma variedade de doenças. No caso das crianças e bebês, essas substâncias podem ser aplicadas através de injeções ou administradas por via oral.
 

Por que a vacina é importante, principalmente para crianças?
 

As crianças, principalmente os bebês, por estarem em fase de desenvolvimento se tornam alvo de muitas infecções. Sendo elas difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, por exemplo. E você pode proteger o seu filho de todas essas doenças através das vacinas.
 

A vacina pode causar algum mal ao meu filho?
 

É importante ressaltar que assim como qualquer medicação, as vacinas podem apresentar riscos, porém é muito raro que isso aconteça. Algumas substâncias podem causar reações leves como inflamação, for local, febre e mal estar, é muito raro desencadear uma reação grave.
 

Mas é claro que a composição de algmas vacinas podem causar uma reação mais intensa no seu filho, e isso depende da tolerância do pequeno a alguns componentes. Tudo isso é discutido com o pediatra e ele poderá orientar da melhor forma quais vacinas o seu filho poderá tomar. Ainda assim, os riscos que a criança não vacinada corre são maiores do que aqueles que a vacina possa oferecer.
 

Quais vacinas meu filho deve tomar?
 

É importante que você fique atento ao calendário vacinal da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunologia). Além disso, é preciso um acompanhamento médico, pois só um especialista poderá te orientar corretamente sobre a vacinação do seu filho.

É preciso estar atento ao calendário da criança e as vacinas que surgem, já que assim você garante o desenvolvimento pleno da criança. Boa parte das substâncias oferecem 80% de proteção contra as infecções, por isso, a imunização é importantíssima.

Para os profissionais da área de farmácia que estão pensando em se especializar a USCS tem uma boa notícia: nós oferecemos uma variedade de cursos de especialização na área de farmácia. Você está interessando em começar uma pós graduação no próximo semestre? Então, conheça nossos cursos:

 

Presencial: https://goo.gl/rQrQfh
À distância: https://goo.gl/AB13aX

0800 767 8727
(11) 94548-3386




Outros Links