A Gestão Lean nas empresas

A Gestão Lean nas empresas

image

A Mary Kay, assim como diversas outras empresas em todo o mundo, comprova que a implementação eficaz da "Filosofia de Gestão Lean", ao proporcionar o aumento da qualidade, a redução de custo e a maior rapidez das operações, oferece à empresa as bases necessárias para competir melhor no setor em que atua. Dessa forma, Lean também pode ser definido como uma estratégia empresarial que proporciona melhor competitividade e lucratividade.

Segundo Henrique Fonseca, vice-presidente de Operações e Manufatura da Mary Kay no Brasil: "o sistema Lean tem a capacidade de tornar as organizações mais competitivas justamente com relação a quem mais interessa: o cliente".

O Lean Thinking (Pensamento Enxuto) nos conduz a proporcionar mais valor ao cliente utilizando menos recurso, essa linha de pensamento nos revela a necessidade de realizar kaizen, em busca da utópica perfeição.

Para realizar a melhoria contínua é necessário capacitar, desenvolver e envolver as pessoas, dessa forma, torna-se claro que, tanto do ponto de vista do cliente quanto dos colaboradores da empresa (verdadeiramente valorizados), o respeito pelas pessoas é outro pilar importante nesse "Modelo de Gestão".

As incríveis vantagens do Lean Manufacturing (Produção Enxuta) foram reveladas através do lançamento do best seller "A MÁQUINA QUE MUDOU O MUNDO - a arma secreta do Japão, da Produção em Massa para a Produção Enxuta: A Segunda Revolução Automobilística" de James P. Womack, Daniel Roos e Daniel T. Jones" em 1990 - esse livro é resultado do maior estudo já realizado na indústria, esforço empreendido por um grupo de pesquisadores do Massachusetts Institute Of Technology (MIT), sobre o futuro do automóvel.

Em 2001, a Toyota Global lança um documento denominado "Toyota Way" no qual revela justamente os pilares de sua abordagem gerencial: Melhoria Contínua e Respeito pelas Pessoas - essa abordagem evidencia que esse modelo de gestão pode (e deve) ser aplicado em qualquer empresa, que atua em qualquer segmento, em qualquer parte do mundo. Como diz o professor James P. Womack: "Se você aplicar esses conceitos (Lean), acabará mudando para melhor seu trabalho, sua empresa e a vida dos seus clientes. E, se todos fizermos isso, podemos mudar o mundo! ”

Profº Fabrício Renato Rodrigues Bello

0800 767 8727 | (11) 2714-5699