O campo da Psicomotricidade está em constante evolução, emergindo enquanto uma disciplina fundamental na intersecção entre a educação e a saúde, dedicando-se, em especial, à compreensão da relação complexa e indissociável entre corpo, movimento e processos mentais.
Sua aplicação vai além da simples atividade motora, podendo alcançar esferas do aprendizado, da expressão emocional e, até mesmo, da interação social, sendo aplicável desde o desenvolvimento global da criança e do indivíduo em todas as fases da vida.
A atuação do psicomotricista deve sempre ser estratégica, objetivando a identificação e intervenção sobre desafio que se manifestam no corpo e se refletem na capacidade de aprender e de se relacionar.
Continue a leitura e conheça o papel central da Psicomotricidade.
Integração entre corpo, emoção e cognição
A principal função da Psicomotricidade é a capacidade desta de integrar as dimensões motora, emocional e cognitiva do sujeito, sendo uma abordagem que parte do princípio de que o movimento corporal não é uma ação isolada, mas, sim, uma expressão de afetividade, do pensamento e das experiências vividas.
Ao desempenhar um trabalho de integração, seu foco reside na promoção do desenvolvimento global da criança, do adolescente e do adulto, assim, o trabalho psicomotor irá favorecer um maior equilíbrio emocional, aspecto fundamental para que o indivíduo se sinta seguro para explorar o ambiente e interagir com o próximo.
Além disso, a melhoria na consciência corporal e na organização motora reflete-se diretamente na disponibilidade para aprender, impactando o desempenho escolar e a aquisição de novas competências.
Ao reconhecer a unidade do ser humano, a Psicomotricidade consegue proporcionar ferramentas para a resolução de conflitos internos que se manifestam por meio de desorganizações posturais ou dificuldades de coordenação, facilitando a exteriorização de tensões e a construção de uma imagem corporal positiva, formando identidade e autoestima.
Promoção do desenvolvimento psicomotor
A Psicomotricidade atua de forma direta no desenvolvimento de habilidades psicomotoras fundamentais, estando no cerne de sua função o aprimoramento de competências, tais como equilíbrio, coordenação motora global e coordenação motora fina. Essas habilidades são os alicerces para ações complexas do cotidiano e do ambiente educacional, desde a escrita e o manuseio de objetos, até a participação em jogos e atividades físicas.
O trabalho sistemático irá abranger, também, a lateralidade, a organização espacial e temporal e o esquema corporal, onde fortalecer tais competências será vital, considerando que, a dificuldade em qualquer uma delas pode gerar frustração e impactar no processo de aprendizagem, em especial em atividades que exigem sequenciamento ou noção de distância e tempo.
Ao promover o desenvolvimento dessas habilidades, a Psicomotricidade estimula a autonomia do indivíduo, como por exemplo no caso de uma criança que, ao dominar seu corpo e o espaço, se sentirá mais segura para agir e tomar decisões.
O fortalecimento da identidade corporal, neste contexto, é um benefício que acompanha o sujeito desde a infância até a vida adulta, contribuindo para uma melhor adaptação social e melhor funcionalidade nas diversas tarefas diárias.
Facilitação da comunicação não-verba
O corpo possui uma linguagem própria e a Psicomotricidade irá atuar como intérprete e facilitadora desta comunicação, sendo uma de suas funções mais sensíveis a de oferecer um espaço seguro onde o sujeito pode se comunicar por meio do gesto, do ritmo, da postura, ou mesmo do movimento espontâneo, indo além da palavra falada.
Essa abordagem da comunicação não-verbal é de importância inquestionável em diversos contextos, sendo especialmente importante para crianças que ainda não desenvolveram plenamente a linguagem oral, para indivíduos com dificuldades emocionais profundas ou para pessoas com quadros do espectro autista ou outras deficiências.
Ao valorizar e responder à linguagem corporal, a Psicomotricidade amplia as formas de expressão do indivíduo e, por consequência, fortalece vínculos interpessoais. A interação mediada pelo movimento e pelo toque terapêutico, portanto, contribui para a regulação emocional e a melhoria das relações com a família, pares e educadores.
→ Confira algumas contribuições da Psicomotricidade para a área educacional:
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