Informações gerais
Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
Carga-horária: 360 horas.
Dias e horários: terças e quintas-feiras das 19h20 às 22h40
Matrícula: R$ 449,00 (primeira mensalidade)
Investimento mensal: R$ 449,00 (conheça também os outros planos em "Ver Investimento")*
Investimento mensal: valores com desconto para matrícula confirmada até 30/01/2020 - 26 parcelas de R$ 399,00.
*Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.
Investimento mensal: valores com desconto para matrícula confirmada até 30/01/2020 - 26 parcelas de R$ 399,00.
As constantes e cada vez mais rápidas mudanças dos ambientes de competição desafiam as organizações e seus processos de gestão e operação dos negócios. A demanda crescente por padrões de competitividade conjugados a qualidade e preço é uma condição de sobrevivência para as empresas em nível global. Transformações e reconfigurações de natureza política, social e tecnológica associadas a domínios competitivos globalizados em quaisquer regiões do globo tornam indispensáveis para quaisquer profissionais, sua compreensão e postura crítica frente a esse movimento geral. Entretanto, para aqueles envolvidos na gestão e operação de vendas, ou seja, na relação direta de troca de valor entre negócios e mercados, a necessidade de compreensão das tendências e mudanças em curso e a responsabilidade diária por desempenho e efetivação de negócios particularmente adquirem condições de exigência limite em termos de desenvolvimento dinâmico de competências. O processo de vendas assume assim a posição de um domínio de importância vital para as empresas, que assegure valor para clientes e negócios. A compreensão de operação, gestão e possibilidades de aperfeiçoamento em vendas oferecem possibilidades diferenciais de desenvolvimento àqueles, cuja carreira se associa ou se dirige para a atuação em áreas ligadas às vendas.
O MBA em Gestão Estratégica de Vendas se constitui numa proposta de construção de competências focalizada na compreensão estruturada da relação entre negócios, contextos de operação e mercados, priorizando uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O currículo proposto conduz ao desenvolvimento de um perfil de gestor dotado das capacidades demandadas no aperfeiçoamento do desempenho de organizações, com competências associadas a domínio conceitual, desenvolvimento de habilidades de diagnóstico e solução e, em especial, a competências vinculadas a comportamento crítico e ativo de estratégias e práticas de vendas.
A proposta do MBA em Gestão Estratégica de Vendas baseia-se fundamentalmente na oferta de um processo de desenvolvimento pessoal de competências voltado para propósitos específicos associados ao aperfeiçoamento de intervenções e ações em negócios e organizações. Nesse sentido, constitui-se em objetivos do programa:
Capacitação Gerencial: entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à relação entre negócios e mercados, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de operação e gestão de vendas e compreensão de contextos mercadológicos e postura crítica e iniciativa em relação a propostas, planejamento, estratégias, planos de ação e controle de programas e práticas de vendas;
Aperfeiçoamento Profissional: entendimento estruturado e conceitual de processos de gestão, perspectiva analítica de dados e informações, como base para análise e decisões e visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão sobre movimentos de organizações, negócios e indivíduos;
Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e empresas, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal (networking) pela troca de experiências e trabalho compartilhado com outros profissionais em desenvolvimento;
Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações, em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação em negócios diretamente relacionados à percepção, comportamento e ação de consumidores finais, potencializando, para as empresas, aperfeiçoamento de suas intervenções e seu processo de aprendizagem, ao longo do tempo;
Progresso Social: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos, como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.
A quem se destina
O programa e a gestão do MBA em Gestão Estratégica de Vendas da USCS são dirigidos aos profissionais com formação superior, com experiência gerencial relevante em contextos mercadológicos ligados ao relacionamento entre negócios e mercados/clientes, ocupando posições de liderança ou com a perspectiva de acesso a essas posições.
Metodologia
O processo de ensino-aprendizado do MBA em Gestão Estratégica de Vendas compreende os seguintes recursos:
Aulas expositivas para fundamentação teórica, com debate sobre os conceitos e discussão de exemplos; Apresentação e discussão de casos brasileiros e internacionais de reconhecido sucesso; Realização de exercícios em sala de aula para fixação de conceitos; Método do caso, aplicados em grupos ou individualmente.
Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez; Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
Corpo docente
O corpo docente responsável pelas disciplinas do MBA em Gestão Estratégica de Vendas é constituído por professores com significativa experiência profissional e acadêmica nas áreas concernentes às disciplinas lecionadas. Entre os docentes temos professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e especialistas convidados com notório saber.
Programa
O curso tem a duração de 360 horas de aula. Considerando todas as atividades, podemos estimar um prazo máximo de 18 meses para conclusão do programa.
Matriz curricular
Local e horário
As aulas são ministradas sempre nas terças e quintas-feiras, das 19h20 às 22h40 nas instalações do Campus Pós-Graduação, localizado à Rua Manoel Coelho, 600 - 6o. andar - Centro - São Caetano do Sul.
Investimento por participante*
Opção 1) R$ 11.674,00 à vista.
Opção 2) Dividido em 6 (seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 1.945,67 (cada).
Opção 3) Dividido em 12 (doze) parcelas consecutivas no valor R$ 972,84 (cada).
Opção 4) Dividido em 26 (vinte e seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 449,00 (cada).
Investimento mensal: valores com desconto para matrícula confirmada até 30/01/2020 - 26 parcelas de R$ 399,00.
*Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.
Investimento mensal: valores com desconto para matrícula confirmada até 30/01/2020 - 26 parcelas de R$ 399,00.
Processo seletivo
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Entrevista com a Coordenação de Curso;
3. Entrega da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida, na forma estabelecida no parágrafo 2º do artigo 3º;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.