Pós-Graduação Presencial

Master In Business Communication - Mbc

Informações gerais

Área do conhecimento: COMUNICAÇÃO SOCIAL

Carga-horária: 360 horas.

Dias e horários: terças e quintas-feiras das 19h20 às 22h40

Matrícula: R$ 449,00 (primeira mensalidade)

Investimento mensal: R$ 449,00 (conheça também os outros planos em "Ver Investimento")*

Investimento mensal: valores com desconto para matrícula confirmada até 30/01/2020 - 26 parcelas de R$ 399,00.

 *Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.

 

As novas arenas de comunicação, emergindo e multiplicando-se como espaços adicionais de oportunidades e ameaças, incorporam-se cada vez com maior importância à dinâmica competitiva entre as organizações. Fica no passado (de dez ou quinze anos atrás!), um modelo de comunicação baseado quase que exclusivamente na propaganda. Nos novos tempos, essa ferramenta de comunicação permanece na condição de dimensão decisiva, por sua natureza transformadora de percepções e atitudes, mas compondo um arsenal em crescimento.

 

As reconfigurações constantes do marketing direto. A revalorizada posição de relações públicas, a evolução (e revolução) da importância da mediação digital, a relevância progressiva das ações de patrocínio, o desenvolvimento de perspectivas experienciais de contato ou o impacto provocado por eventos e espetáculos, entre outras inovações de mídia, forma e conteúdo, como, por exemplo, os apelos cenográficos nos pontos de venda, demonstram que a comunicação e, particularmente, sua gestão consistente, competente e inovadora são condições cruciais para a sobrevivência das empresas em nível global.

 

O efeito de transformações de natureza política, social e tecnológica conjugado a necessidade imperativa de eficácia das organizações em domínios competitivos globalizados tornam indispensáveis, para qualquer profissional, compreensão e postura crítica frente a esse movimento de proporções globais. Entretanto, para aqueles envolvidos na comunicação, isto e, na construção de relações, compreensões e percepções de valor com o mercado, o entendimento e a utilização eficiente das informações sobre tendências e mudanças em curso e a responsabilidade pelo desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao produto, a marca e ao negocio exigem competências de analise, avaliação, decisão, implementação e controle da comunicação em absoluta integração com objetivos, estratégias e recursos das organizações, ou seja, uma postura empreendedora e critica de gestão integrada de comunicação.

 

A importância vital para as empresas de construção de vantagens competitivas significando cada vez mais o reconhecimento do valor entregue para clientes oferecem possibilidades diferenciais de desenvolvimento aos profissionais com esse perfil, cuja carreira se associa ou se dirige para a atuação em áreas ligadas à comunicação.

 

O Master in Business Communication - MBC se constitui numa proposta orientada para a construção de competências focalizada na gestão do processo de comunicação sob uma perspectiva integrada ao negocio. Nesse sentido, o programa articula quatro eixos de desenvolvimento:

 

(1) Competências de gestão: conjunto de disciplinas associadas a formação básica de gestores, envolvendo de forma integrada as sub-áreas da administração;

(2) Competências de gestão da comunicação: conjunto de disciplinas voltadas ao domínio de dimensões essenciais a administração do processo de comunicação;

(3) Competências de comunicação integrada: conjunto de disciplinas vinculadas a construção de competências de gestão em comunicação integrada a objetivos, estratégias e recursos de negocio ; e

(4) projeto de comunicação: disciplina orientada para a vivência de processo real de construção de um programa de comunicação, demandando utilização conjugada de competências desenvolvidas.


Objetivos do curso

A proposta do Master in Business Communication - MBC da USCS baseia-se fundamentalmente na oferta de um processo de desenvolvimento pessoal de competências voltado para propósitos específicos associados ao aperfeiçoamento de intervenções e ações em negócios e organizações. Nesse sentido, constitui-se em objetivos do programa:

 

CAPACITAÇÃO GERENCIAL: entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à relação entre negócios e mercados, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de operação e gestão de comunicação e compreensão de contextos mercadológicos e postura crítica e iniciativa em relação a propostas, planejamento, estratégias, planos de ação e controle de programas e práticas de comunicação;

 

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: entendimento estruturado e conceitual de processos de gestão, perspectiva analítica de dados e informações, como base para análise, decisões e visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e orientação sobre movimentos de organizações, negócios e indivíduos;

 

DESENVOLVIMENTO PESSOAL: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e empresas, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal (networking) pela troca de experiências e trabalho compartilhado com outros profissionais em desenvolvimento;

 

EVOLUÇÃO ORGANIZACIONAL: ampliação da capacidade competitiva das organizações, em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação em negócios diretamente relacionados à percepção, comportamento e ação de clientes empresariais e consumidores finais, potencializando, para as empresas, aperfeiçoamento de suas intervenções e seu processo de aprendizagem, ao longo do tempo;

 

PROGRESSO SOCIAL: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos, como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.


A quem se destina

O programa e a gestão do Master in Business Communication - MBC da USCS são dirigidos a profissionais com formação superior, com experiência gerencial relevante em contextos mercadológicos ligados ao relacionamento entre negócios e mercados/clientes, ocupando posições de liderança ou com a perspectiva de acesso a essas posições.

 

Metodologia

O processo de ensino-aprendizado do Master in Business Communication - MBC compreende os seguintes recursos:

Aulas expositivas para fundamentação teórica, com debate sobre os conceitos e discussão de exemplos; Apresentação e discussão de casos brasileiros e internacionais de reconhecido sucesso; Realização de exercícios em sala de aula para fixação de conceitos; Método do caso, aplicados em grupos ou individualmente.


Sistema de avaliação

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez; Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.


Corpo docente

O corpo docente responsável pelas disciplinas do Master in Business Communication - MBC é constituído por professores com significativa experiência profissional e acadêmica nas áreas concernentes às disciplinas lecionadas. Entre os docentes temos professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e especialistas convidados com notório saber.

 

Programa

O curso tem a duração de 360 horas de aula. Considerando todas as atividades, podemos estimar um prazo máximo de 18 meses para conclusão do programa.

Matriz curricular

  • Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento - 20h
  • Negociação e Administração de Conflito - 20h
  • Comunicação integrada - 20h
  • Gestão e controle de comunicação - 20h
  • Discurso em público e técnicas de apresentação - 20h
  • Finanças Corporativas - 20h
  • Marketing Estratégico - 20h
  • Gestão Estratégica de Imagem, Produtos e Marcas - 20h
  • Teorias da Comunicação - 20h
  • Novas Mídias e Redes Sociais - 20h
  • Ética e limites na comunicação - 20h
  • Gestão Estratégica - 20h
  • Ética e Sustentabilidade - 20h
  • Comportamento do Consumidor - 20h
  • Mix de comunicação - 20h
  • Inovação e criatividade em comunicação - 20h
  • Direito do consumidor - 20h
  • Metodologia e Didática do Ensino Superior - 20h


Local e horário

As aulas são ministradas nas terças e quintas-feiras, das 19h20 às 22h40, nas instalações do Campus Pós-Graduação, localizado à Rua Manoel Coelho, 600 - 6o. andar - Centro - São Caetano do Sul.

Investimento por participante*

Opção 1) R$ 11.674,00 à vista.

Opção 2) Dividido em 6 (seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 1.945,67 (cada).

Opção 3) Dividido em 12 (doze) parcelas consecutivas no valor R$ 972,84 (cada).

Opção 4) Dividido em 26 (vinte e seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 449,00 (cada).

Investimento mensal: valores com desconto para matrícula confirmada até 30/01/2020 - 26 parcelas de R$ 399,00.


*Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.

 

Processo seletivo

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Entrevista com a Coordenação de Curso;

3. Entrega da seguinte documentação:

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida, na forma estabelecida no parágrafo 2º do artigo 3º;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

AC


MICROLINS RIO BRANCO

Cidade: RIO BRANCO
Endereço: AVENIDA BRASIL, 149
CEP: 69900-064
Telefone: (11) 2714-5699

GO


PLAZA INN EXECUTIVE

Cidade: GOIANIA
Endereço: AVENIDA D, 302
CEP: 74140-160
Telefone: (11) 2714-5699

DF


COLÉGIO GALOIS

Cidade: BRASILIA
Endereço: QUADRA 601, AV. L2 SUL, CONJ A
CEP: 70200-610
Telefone: (11) 2714-5699

PE


LG INN HOTEL 

Cidade: RECIFE
Endereço: AVENIDA ENGENHEIRO DOMINGOS FERREIRA, 3067
CEP: 52050-310
Telefone: (11) 2714-5699

MG


BELO HORIZONTE PLAZA HOTEL

Cidade: BELO HORIZONTE
Endereço: RUA DOS TIMBIRAS, 1660
CEP: 30140-061
Telefone: (11) 2714-5699

SC


MULTY BRISTOL CASTELMAR HOTEL 

Cidade: FLORIANOPOLIS
Endereço: RUA FELIPE SCHIMIDT, 1260
CEP: 88010-002
Telefone: (11) 2714-5699

AL


CENTRO TÉCNICO TONE DERM

Cidade: MACEIO
Endereço: RUA ANTÔNIO GUEDES NOGUEIRA, 144
CEP: 57035-140
Telefone: (11) 2714-5699

ES


FDV VITÓRIA

Cidade: VITÓRIA
Endereço: RUA JUIZ ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO, 215
CEP: 29056-295
Telefone: (11) 2714-5699

AM


COMFORT HOTEL

Cidade: MANAUS
Endereço: AV. MANDI, 263
CEP: 69075-14
Telefone: (11) 2714-5699

MT


HOLIDAY INN EXPRESS CUIABA

Cidade: CUIABA
Endereço: AVENIDA MIGUEL SUTIL, 2050
CEP: 78060-000
Telefone: (11) 2714-5699

RJ


HOTEL ENTREMARES

Cidade: RIO DE JANEIRO
Endereço: AV. ÉRICO VERÍSSIMO, 846
CEP: 22621-180
Telefone: (11) 2714-5699

PI


GRAN HOTEL ARREY

Cidade: TERESINA
Endereço: RUA JAIME DA SILVEIRA, 433
CEP: 64056-330
Telefone: (11) 2714-5699

BA


AMERICA TOWERS HOTEL

Cidade: SALVADOR
Endereço: RUA FREDERICO SIMÕES, 120
CEP: 41820-774
Telefone: (11) 2714-5699

PR


HOTEL ALADDIN

Cidade: CURITIBA
Endereço: RUA LOURENÇO PINTO, 440
CEP: 80010-16
Telefone: (11) 2714-5699

RN


HOTEL HOLIDAY INN EXPRESS

Cidade: NATAL
Endereço: AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE, 40144
CEP: 59094-41
Telefone: (11) 2714-5699

SE


ORION HOTEL

Cidade: ARACAJU
Endereço: Rua Urbano Neto, 121
CEP: 49035-190
Telefone: (11) 2714-5699

MS


HOTEL VALE VERDE

Cidade: CAMPO GRANDE
Endereço: AFONSO PENA, 106
CEP: 79005-001
Telefone: (11) 2714-5699

AP


INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL - IDEPE

Cidade: MACAPA
Endereço: AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, 1489
CEP: 68900-07
Telefone: (11) 2714-5699

MA


INFINITY HOTELS AMERICAN FLAT

Cidade: SAO LUIS
Endereço: AVENIDA DOS HOLANDESES, S/N, QD 29, LOTE 1
CEP: 65077-357
Telefone: (11) 2714-5699 / (00) 0000-00000

TO


HOTEL 10 PALMAS

Cidade: PALMAS
Endereço: AVENIDA JOAQUIM TEOTÔNIO SEGURADO QD 101 NORTE, CONJ. 01 LOTE 01
CEP: 77001-004
Telefone: (11) 2714-5699

RR


MICROLINS BOA VISTA

Cidade: BOA VISTA
Endereço: AVENIDA GENERAL ATAIDE TEIVE, 4679
CEP: 69312-242
Telefone: (11) 2714-5699

PA


HOTEL REGENTE

Cidade: BELEM
Endereço: Avenida Governador Jose Malcher, 485
CEP: 66035-10
Telefone: (11) 2714-5699

PB


OURO BRANCO HOTEL

Cidade: JOAO PESSOA
Endereço: AV NOSSA SRA DOS NAVEGANTES , 431
CEP: 58039-111
Telefone: (11) 2714-5699

ES


MICROLINS CENTRO VITÓRIA

Cidade: VITÓRIA
Endereço: AV. JERÔNIMO MONTEIRO, 167
CEP: 29010-001
Telefone: (11) 2714-5699 / (00) 0000-00000

RO


SLAVIERO ESSENTIAL

Cidade: PORTO VELHO
Endereço: AVENIDA LAURO SODRÉ, 2441
CEP: 76801-311
Telefone: (11) 2714-5699

MA


SLZ LAGOA HOTEL

Cidade: SAO LUIS
Endereço: AVENIDA COLARES MOREIRA, 14
CEP: 65075-441
Telefone: (11) 2714-5699

RS


INSTITUTO SÃO FRANCISCO SANTA FAMÍLIA 

Cidade: PORTO ALEGRE
Endereço: AVENIDA PARA, 833
CEP: 90240-591
Telefone: (11) 2714-5699

CE


TULIP INN FORTALEZA

Cidade: FORTALEZA
Endereço: AVENIDA DA ABOLIÇÃO, 3340
CEP: 60165-081
Telefone: (11) 2714-5699

SP


UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - PÓLO SÃO PAULO

Cidade: SÃO PAULO
Endereço: RUA TREZE DE MAIO, 681
CEP: 01327-000
Telefone: (11) 2714-5699

SÃO CAETANO DO SUL

Rua Manoel Coelho, 600 – 6º Andar - Rua Manoel Coelho
17/03/2020 - (data prevista para início do curso) Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h20 às 22h40.