O que é uma escola democrática?

O que é uma escola democrática?

image

A escola democrática tem um conceito fomentado na participação ativa dos alunos nas decisões escolares. O conceito de apenas transmitir conhecimento é ultrapassado, é preciso dar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e participarem de processos de tomada de decisão.
 

Professores, gestores, funcionários, estudantes e pais participam dessa dinâmica da escola democrática. Esse novo modelo tem grandes chances de conquistar ainda mais espaço no ambiente educacional, portanto, as instituições precisam estar preparadas para aderir às novas diretrizes.
 

Com a escola democrática, os alunos são convidados para buscar e exercitar seu conhecimento. Dessa forma, a instituição dá sentido ao ensino e o transforma em um hábito prazeroso. Portanto, nesse modelo, a ideia de punições, disciplinas e hierarquia no conhecimento são deixadas de lado. A troca de informações contínuas são valorizadas e todo tipo de conhecimento é respeitado.
 

As novas gerações de alunos são mais exigentes quanto à própria participação no âmbito escolar, portanto, os profissionais de Educação precisam estar preparados para essas mudanças. Uma forma de se manter atualizado é fazer um curso de especialização.
 

VEJA TAMBÉM:

Educação 4.0

O que é a dislexia?

Pós-graduação a distância para professores

A importância de educar as crianças com gentileza, carinho e positividade

A pós-graduação em Mediação e Gestão de Conflitos Escolar tem o objetivo de:

•    Oferecer instrumentos, que ampliem as possibilidades de resolver conflitos, por meio do diálogo e da reflexão para uma “Cultura para a Paz”.
•    Implantar projetos preventivos nas escolas, com o objetivo de minimizar conflitos, com práticas que desenvolvam: empatia, autoconhecimento, espírito colaborativo e resiliência.
•    Refletir sobre a importância das competências socioemocionais, para a formação integral.

Saiba mais informações sobre a pós: https://bit.ly/2MD23fm


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699