O que é Gerontologia?

O que é Gerontologia?

image

Imagine que você quer fazer uma pós-graduação que estará em alta nos próximos anos e com muitas oportunidades de trabalho. Alguém sugere que você faça uma especialização em Gerontologia. Mas, o que é Gerontologia? Depois de 2 minutos olhando os resultados da sua pesquisa, você já sabe que a “Gerontologia é o estudo do envelhecimento no aspecto biológico, psicológico e social, dentre outros” — informa o site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
 
Mas, porque eu faria uma especialização em Gerontologia? — Talvez você se pergunte.
 
Leia também:
 
 
 
 
 
Mais uma pesquisa na internet e em segundos você descobre que:
  • Em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões (IBGE).
  • Em 2019, o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior em seis milhões ao número de crianças com até 9 anos de idade (IBGE/G1).
  • Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo (Ministério da Saúde).
  • Em 2060, o Brasil terá mais idosos do que jovens.
  • A proporção de idosos, que em 2010 era de 7,3%, pode chegar a 40,3% em 2100; enquanto que o percentual de jovens (com menos de 15 anos) pode cair de 24,7% para 9% (IPEA).
Com a população de idosos crescendo em ritmo acelerado, o profissional especializado em Gerontologia (do grego gero = envelhecimento + logia = estudo) ganha um mercado vastíssimo a ser explorado e se torna cada vez mais requisitado em hospitais, clínicas e casas de repouso.
 
As pesquisadoras Alkema e Alley dizem que a “Gerontologia estuda os processos associados à idade, ao envelhecimento e à velhice, sendo uma área de convergência entre a biologia, sociologia e a psicologia do envelhecimento”.
 
Por ser uma área de convergência entre várias especialidades, o profissional especializado em Gerontologia tem formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito, etc.
 
Mas é a partir da sua área original de conhecimento, que o profissional com especialização em Gerontologia, devidamente titulado pela SBGG, vai lidar com questões do envelhecimento e da velhice através de um olhar interdisciplinar.
 
Como o foco na especialização de Fonoaudiólogos em Gerontologia, a USCS oferece a Pós-graduação em Gerontologia com o objetivo de dar aos profissionais da fonoaudiologia subsídios para que possam contribuir com a qualidade de vida e a saúde mental dos idosos, por meio de uma concepção humana, pautada no acolhimento, compreensão e cuidado.
 
O curso tem uma matriz curricular exclusiva e oferece a disciplina de clínica médica para habilitar o profissional na solicitação e interpretação dos exames médicos e das análises clínicas laboratoriais. 
 
Além de capacitar o profissional para o atendimento domiciliar, ele também estará apto para trabalhar com diversas técnicas, como: Clínica Médica, Fotobiomodulação aplicada a Fonoaudiologia Clínica, Vivência em ultrassom, Vacuoterapia e Liberação Miofascial,Bandagem, Prática clínica em pós-cirúrgico.
 
Quer saber mais? Clique aqui e conheça a Pós-graduação em Gerontologia da USCS.
 
Agora você sabe porque tantos profissionais têm escolhido essa especialização.
 
Não fique de fora. Inscreva-se você também.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699