Filosofia é importante para quê?

Filosofia é importante para quê?

image

Existe uma piada comum que se faz em cursos de filosofia acerca de como o ofício de Sócrates, Platão e cia. é percebido pelas pessoas comuns. A piada é que o trabalho do filósofo é como o de um homem cego, dentro de um quarto escuro, procurando um gato preto que não está lá. É provável que um garoto que decida cursar uma faculdade de Filosofia ouça piadas semelhantes a essa. No entanto, a realidade se impõe e nunca foi tão necessário o ofício do filósofo e a divulgação do seu trabalho.
 
Hoje você pode agendar uma consulta com um filósofo. Sim, já existe a Filosofia Clínica e por todo o país “multiplicam-se os espaços onde podemos consultar um filósofo, que nos possa ajudar a compreender e a pensar sobre aquilo que nos inquieta” — diz a filósofa Joana Rita Sousa.
 
Essa é a ideia de Mais Platão, menos Prozac — livro do professor de filosofia no City College de Nova York, Lou Marinoff.
 
Diretor executivo da American Society for Philosophy, Marinoff acredita que a maioria dos problemas psicológicos atuais podem ser atenuados pelo “aconselhamento filosófico”.
 
E não é apenas uma ideia. Há vários anos Marinoff atende em seu escritório uma clientela muito semelhante àquela que vai aos psicólogos e psiquiatras em Nova York. “São homens e mulheres angustiados, com problemas afetivos e profissionais, à procura de soluções para os seus conflitos” — diz o texto de apresentação do seu livro. Quem o procura, não quer sair dali com um frasco de antidepressivos, mas com uma nova compreensão da realidade, com uma nova filosofia.
 
“A filosofia é a reflexão acerca dos saberes disponíveis”
Quem afirma isso é Emerson Ferreira da Rocha, coordenador da Pós em Filosofia da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). O professor com mestrado em Filosofia cita a máxima de Sócrates de que “a vida irrefletida não vale a pena ser vivida” e mostra como isso pode fazer diferença em nosso cotidiano.
 
Filosofia e pandemia
Emerson conta que, em certo momento, sentiu-se muito angustiado no começo da pandemia. Mas, conversando com um amigo filósofo, este recorreu ao princípio do amor fati para dissipar a angústia do amigo e ajudá-lo a lidar com a realidade.
 
“Minha fórmula para a grandeza no homem é Amor Fati: não querer nada de diferente, nem para frente, nem para trás, por toda a eternidade. Não apenas suportar aquilo que é necessário, muito menos dissimulá-lo — todo o idealismo é falsidade diante daquilo que é necessário —, mas sim amá-lo…”  — disse Friedrich Nietzsche.
 
Como disse o amigo do professor Emerson, é preciso abraçar a realidade e reorganizar a vida e os pensamentos para lidar de modo objetivo com a realidade que se impôs.
 
Ou seja, a Filosofia não é apenas o conhecimento de conceitos ou argumentos elaborados. “A ideia principal da Filosofia” — diz o professor Emerson — “é produzir em você reflexão nas principais áreas da sua vida”.
 
É por isso que não apenas graduados em Filosofia, mas também profissionais de Ciências Sociais, Direito, Jornalismo, Administração,  Comunicação ou Ciências Humanas podem cursar a Pós-graduação EAD em Filosofia na USCS.
 
Quer saber qual a importância da filosofia em nossa vida? Assista o vídeo abaixo do nosso coordenador da Pós em Filosofia Emerson Ferreira da Rocha:

0800 767 8727 | (11) 2714-5699