SUS aprova resolução para cuidados paliativos

SUS aprova resolução para cuidados paliativos

image

Foi aprovada a resolução para a Organização dos Cuidados Paliativos no SUS. Na última oficina de trabalho e cuidados paliativos da comissão tripartite, nesse mesmo evento estavam representantes do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários estaduais de saúde (CONASS), Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (CONASEM),CFM, ANCP, SBMFC e paliativistas do Hospital de Apoio e do Hospital Santa Izabel.
 

Os dias de evento foram produtivos e importantes para a discussão de questões sobre os cuidados paliativos. Ao final, foi aprovado por unanimidade a Resolução para a Organização dos Cuidados Paliativos no SUS. Portarias e políticas foram aprovadas dentro das resoluções.
 

O objetivo dessa resolução é estabelecer como meta do SUS a oferta de um cuidado paliativo qualificado baseando-se em evidências e nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Através deste documento o SUS se baseará e guiará o seu atendimento aos pacientes que necessitam do cuidado palitivo.
 

O documento deverá ser assinado por várias entidades como Estados, Municípios e o Ministério da Saúde. E desta forma, novas diretrizes serão estabelecidas para os profissionais que atendem diretamente os pacientes que demandam de cuidados paliativos.
 

Porém, faltam dois passos importantes para essa resolução: a formalização da portaria de cuidados paliativos e a criação de uma diretriz voltada aos profissionais de saúde que atuam com esses pacientes especificando as técnicas que serão usadas na assistência.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699