Salmonella nos grãos?

Salmonella nos grãos?

image

A tendência fitness está dominando o mundo e a vida das pessoas, e isso vem acompanhado de várias dietas ou novas formas de se alimentar. E os grãos como linhaça e gergelim tomaram contas dos lares das pessoas preocupadas com a alimentação.
 

Fica claro que as pessoas que buscam esse tipo de grãos estão cultivando uma vida alimentar mais saudável. Porém, o que muitos não sabem é que podem estar consumindo bactérias patogênicas, dentre elas a salmonella.
 

O que é salmonella?
 

A salmonela é um gênero de bactéria que pertence à família Enterobacteruasceae. E o contágio pode acontecer através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais.
 

Geralmente, esses grãos são consumidos crus, por isso o cozimento não serve como uma forma de eliminar uma possível contaminação. E o teor de gordura dos grãos pode servir como uma proteção a essas bactérias.
 

E a contaminação de grãos não é novidade nenhuma, já que aconteceram casos de recall de produtos nos Estados Unidos em 2014 e na Inglaterra em 2009. Além disso, foram registrados surtos de salmonella causados pelo consumo de grãos na Noruega, Alemanha, Suécia e Austrália.
 

As sementes são expostas a sua série de bactérias desde seu cultivo, e as fontes podem ser o solo, esterco, água de irrigação, animais e aves selvagens. A contaminação também pode acontecer durante o processo de secagem. Essa ameaça pode ser contida com boas práticas no campo, na colheita e no processamento.
 

Em países como a Irlanda e a Austrália foram adotadas medidas para a prevenção da proliferação deste tipo de bactéria. Aplicando as boas práticas em todos os processos de fabricação dos grãos.
 

E um profissional de Vigilância Sanitária é indispensável para aplicar as boas práticas no processamento de grãos e de todo os outros alimentos. E a USCS oferece o curso de especialização em vigilância sanitária e Qualidade de Alimentos, quer saber mais sobre a Pós? Então, acesse: https://goo.gl/Tq47XH
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699