Quais os critérios de diagnóstico do TEA?

Quais os critérios de diagnóstico do TEA?

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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é diagnosticado clinicamente através da observação de comportamento e entrevista com os pais. É comum que as crianças comecem a demonstrar sinais antes dos três anos de idade, sendo possível fazer um diagnóstico por volta dos 18 meses de vida.
 

Não existem exames específicos para o diagnóstico do autismo, porém, o cariótipo com pesquisa de x frágil, EEG, RNM, erros inatos do metabolismo, teste do pezinho, sorologias para sífilis, rubéola, toxoplasmose, audiometria e testes neuropsicológicos podem ajudar na identificação do transtorno.
 

O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5ª edição, conhecido também como DSM-5 define como fatores determinantes para diagnosticar o transtorno:
 

•    Dificuldades na comunicação e interação social: déficits persistentes na comunicação não-verbal e verbal utilizada para a interação social; falta de reciprocidade social; incapacidade de desenvolver e manter relacionamentos;
•    Estereotipias ou comportamentos verbais estereotipados ou comportamento sensorial incomum, aderência excessiva à rotinas, padrões de comportamento ritualizados e interesses restritos;
•    Os sintomas podem aparecer ainda na primeira infância, porém, podem se manifestar depois quando for exigido demandas sociais que ele não consiga lidar;
•    Prejuízo em atividades diárias e limitações podem ser percebidos.

 

Sabemos que a educação especial é parte importante para o desenvolvimento do aluno que sofra do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, a USCS oferece o curso de pos graduação em Educação Especial na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento, visando proporcionar conhecimento para os profissionais que precisam trabalhar com alunos autistas, por exemplo. Saiba mais sobre o curso: https://goo.gl/Qw1RvA
 

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