Pedagogia: Mitos e Verdades sobre a carreira


Postado em 26/06/2017



Com inúmeras possibilidades de atuação, a formação em Pedagogia vem sendo cada vez mais buscada por estudantes que desejam ingressar na área. 
 
O curso é o segundo mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e com o aumento nas buscas, surgem também dúvidas com relação à área. Onde trabalhar? Qual o salário de um pedagogo? Qual a importância de uma especialização?
Para esclarecer esses e outros pontos, preparamos uma lista com mitos e verdades sobre a carreira em Pedagogia. Confira:
 
Um pedagogo só pode trabalhar em sala de aula
 
Mito. O mercado tem compreendido cada vez mais o papel do pedagogo na sociedade, e com isso, as oportunidades para os profissionais da área se ampliam a cada dia. Hoje, a atuação do pedagogo vai muito além da sala de aula, como por exemplo, em ONGs, setores de recursos humanos e hospitais. 
 
É preciso gostar de criança para ser pedagogo
 
Ao escolher a área de pedagogia, é preciso ter em mente que o público-alvo serão as crianças, já que a área, em geral, trabalha a primeira infância e aspectos como alfabetização e desenvolvimento delas. É importante que, além da empatia, também haja interesse pelo setor educacional. 
 
A especialização é importante na área
 
Verdade. Uma mudança nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia, feita há 11 anos, fez com a habilitação em áreas específicas durante a graduação deixasse de existir. Antes, já durante o curso, o aluno tinha a opção de escolher uma diretriz para atuar, como administração escolar ou educação especial, por exemplo. Após a mudança, as abordagens se tornaram mais generalistas, e por isso, é interessante que o profissional, depois de formado, ingresse em um curso de especialização, como o de Psicopedagogia Institucional e Clínica
 
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram"
Jean Piaget
 
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) conta com o curso de Pós-graduação, presencial e a distância, de Psicopedagogia Institucional e Clínica em sua grade. 
 
Durante o curso, os alunos precisam realizar estágio presencial, a fim de colocar em prática o conteúdo abordado em sala de aula. Confira as imagens de algumas alunas do curso durante a realização do estágio:
 
0800 767 8727
(11) 94548-3386




Outros Links