O que é Ergonomia?

O que é Ergonomia?

image

A Ergonomia é uma disciplina científica que estuda a interação entre humanos e objetos que os cercam. É também utilizada para garantir, por meio de seu conhecimento e profissão, o bem-estar e desempenho do indivíduo em determinados ambientes.
 
O primeiro autor a estudar as doenças e lesões causadas pelo trabalho foi o médico italiano Bernardino Ramazzini. O médico visitava o ambiente de trabalho de seus pacientes para identificar possíveis causas para a sua enfermidade.
 
E os estudos sobre a ergonomia no trabalho foram modernizados por mais autores posteriormente. Frederick Winslow lançou um livro no qual mostrava as diferentes abordagens sobre a melhora da execução de um trabalho e suas tarefas.
 
Já Frank Bunker desenvolveu estudos sobre o tempo e movimentos, e ajudou na melhora da eficiência e dinamismo do trabalho diário, diminuindo ações desnecessárias.
 
A ergonomia inclui muitos campos de estudos como a antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia. No Brasil, a Ergonomia tem como base alguns estudos como nos cursos de Desenho Industrial, Engenharia Industrial, Engenharia de Produção e Arquitetura.
 
Áreas da Ergonomia
 
A Ergonomia é dividida em três áreas, essas divisões foram feitas pela Associação Internacional de Ergonomia:
 
Ergonomia Física: lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológia. 
Ergonomia Cognitiva: refere-se a processos mentais como percepção atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória. Como isso tudo afeta a interação entre seres humanos e outros elementos do sistema. 
Ergonomia Organizacional: otimiza os sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, política e processos.
 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699