O que é Compliance?

O que é Compliance?

image

A palavra Compliance vem do termo da língua inglesa “to comply”, que em uma tradução livre significa agir de acordo com as regras estabelecidas. Um profissional de compliance tem como missão manter a empresa em conformidade com leis e regras, sejam elas internas e externas.
 

Antigamente, a necessidade de se ter um profissional de compliance era das empresas financeiras. E essas instituições direcionavam as atividades para o setor jurídico, considerando a expertise dos profissionais dessa área.
 

Porém, esse cenário mudou muito nos últimos anos, e a demanda por um profissional de compliance passou a ser além de normas políticas. Além de toda a preocupação com o trabalho interno da instituição, as empresas passaram a mostrar e comprovar para o mercado que medidas de boas práticas são adotadas dentro do dia a dia corporativo.
 

Ao manter a conformidade dentro da instituição e as boas práticas, a imagem da empresa melhora e muito no mercado de trabalho. Além disso, cria-se também uma vantagem competitiva comparado às outras empresas.
 

Além da interpretação de leis que regem as atividades da área de atuação da empresa, é preciso ter um controle interno eficiente e ficar atento e entender os riscos operacionais. E é justamente aí que o profissional de compliance atua.
 

O profissional que atua na área de compliance tem funções muito mais complexas, e que vão além de elaborar e publicar normativos e procedimentos. Eles precisarão entender o negócio onde a empresa atua, e apresentar propostas de melhoria para as atividades e proporcionar maiores índices de eficiência, eficácia e confiabilidade das informações. Entre suas atividades estão:
 

  • Prevenção à fraudes;
  • Segurança da informação;
  • Plano de continuidade de negócios;
  • Contabilidade internacional, fiscal e gerencial;
  • Gestão de riscos e de pessoas;
  • Atendimento a auditorias internas e externas.



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699