O desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades

O desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades

image

Não é somente a rotina profissional que desgasta os trabalhadores, mas também os meios de transporte inconsistentes que as grandes cidades conservam. Horas gastas no transporte público, em meio ao trânsito caótico, fazem muitos refletirem sobre possíveis resoluções para esse problema.
 

O coordenador do curso de pós graduação em Gerenciamento da Mobilidade Urbana, Prof. Mestre Márcio de Cassio, estima que o número de veículos nas cidades dobre até o ano de 2025, ocasionando a extensão dos congestionamentos e, consequentemente, tornando as cidades cada vez mais intransitáveis.

Além disso, caso não haja um plano de ação breve, a situação ficará ainda pior, com aumento significativo na quantidade de acidentes; degradação da malha viária, requerendo altos custos para a sua manutenção, e o possível colapso no sistema de transporte público, devido à superlotação, ou por falta de condições para o tráfego.
 

Apesar da abertura de novas estações de metrô e trem, e da instauração de mais faixas exclusivas de ônibus, a população ainda prefere utilizar o meio de transporte particular. De acordo com o Professor Márcio, isso se dá por vários motivos. Tempo longo para realizar o trajeto, horários imprevistos e falta de conforto durante o percurso são queixas comuns em relação aos ônibus, principalmente quando se inclui o “detalhe” da superlotação em horários de pico. Esse mesmo problema se repete nas estações de metrô e trem, fora a deficiência da integração entre linhas metroviárias com outros meios de transporte e frequentes paralisações por problemas técnicos. Para fugir desses desgastes, uma boa opção seria o uso de bicicletas, no entanto, o alto risco de acidentes e o desrespeito dos motoristas fazem com que muitos ciclistas também repensem suas opções de mobilidade.
 

Há diversos pontos que o governo pode e deve melhorar, referentes aos transportes públicos. A começar pela fiscalização na execução de obras, ajuste de contratos com cláusulas mais rigorosas e fortalecimento da gestão transparente.
 

A procura por profissionais capacitados para atender a essas demandas se torna um grande desafio. Partindo desse objetivo, a USCS oferece especialização em Gerenciamento da Mobilidade Urbana, visando otimizá-la e torná-la efetiva, considerando, também, aspectos como qualidade, meio ambiente, planejamento urbano e legislação. Saiba mais informações sobre o curso: https://bit.ly/2Y69ugk

0800 767 8727 | (11) 2714-5699