O corpo humano e as ciências

O corpo humano e as ciências

image

por Rita Alves¹
Desde Leonardo Da Vinci, o estudo do corpo humano e de áreas diversas da ciência teve papel fundamental no resultado primoroso das obras de grandes mestres e do pensamento da humanidade.

Leonardo (1452 – 1519) nasceu em Anchiano, perto da província de Da Vinci, na Itália.  Aos 17 anos mudou-se para Florença, onde frequentava o ateliê de Andrea Del Verrocchio, um notável pintor da época. 

Neste período, começou a fazer estudos anatômicos, sempre com foco em aprimorar as imagens que criava para as suas pinturas.  Tornou-se um grande conhecedor da anatomia muscular, dos tendões, o que aparece fortemente em seus estudos e desenhos. 

Numa época em que a Inquisição sentenciava à fogueira aqueles que demonstrassem qualquer sinal de proximidade com o estudo científico, por considerar uma heresia contra os princípios bíblicos, Leonardo Da Vinci obtém autorização para dissecar cadáveres em hospitais de Florença, Roma e Milão. Teve importantes protetores, como o irmão do papa Leão X.

Era o chamado “Renascimento”, período em que a ciência – mais propriamente a Astronomia, a Anatomia e a Física, ganham uma dimensão particular, pela necessidade crescente de explicar os fenômenos da natureza.

Agora, com foco na experimentação, reforçam-se as pesquisas científicas, pela comprovação.

Leonardo foi o maior representante desta época.  Então, ampliou seus estudos, desenhando desde o coração humano, o esqueleto como um todo e em partes, fez também – pela primeira vez na história – o desenho de um feto humano dentro do útero.
Aos poucos vão surgindo as primeiras explicações para algumas patologias e ao mesmo tempo novos métodos de tratamento.

Na realidade, foi maior a contribuição da anatomia para com a perfeição da arte de Leonardo do Da Vinci, do que os estudos de Leonardo para com a ciência da anatomia, no entanto, ele é considerado por muitos o maior gênio da humanidade.

Concluímos também que o corpo humano é uma inesgotável fonte de inspiração.

“Estudo com paixão a anatomia, porque o homem é o modelo do mundo.” (Leonardo Da Vinci)


Fontes:
CITINO, Rosana. Leonardo da Vinci: Vida e Pensamento. São Paulo: Martin Claret, 1998.
ABRIL, Cultural.  Gênios da Pintura: Leonardo Da Vinci.  São Paulo: Abril, 1967.
¹ Rita Alves é Historiadora.

 

Conheça: http://www.posuscs.com.br/curso-de-pos-graduacao-por-area/educacao-fisica/12

0800 767 8727 | (11) 2714-5699