Não desenvolva o seu e-commerce sem antes conferir estas dicas

Não desenvolva o seu e-commerce sem antes conferir estas dicas

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Por Pedro Hermano*
 
O e-commerce brasileiro começou 2018 com o pé direito. Segundo o estudo "Tendências do E-Commerce Brasileiro", realizado ainda no ano passado com 750 mil lojas online da América Latina, o país responde, sozinho, por 75% do mercado, número quase dez vezes maior que o México (8,5%), segundo colocado no ranking.
 
Por se tratar de uma modalidade que, a princípio, exige pouco investimento inicial – quando comparada à abertura de espaços físicos, a tendência é que o segmento cresça ainda mais.  Investir em uma loja online pode ser uma boa alternativa para quem deseja empreender, no entanto, planejamento é fundamental.
 
Confira algumas dicas de Pedro Hermano,sócio fundador e diretor de criação digital da Agência 242, especializada em marketing digital, para dar início ao seu e-commerce:
 
Planejamento
 
Antes de qualquer decisão, analise qual o nicho de mercado e quais categorias de produtos pretende comercializar na loja virtual. Tenha atenção ao mix de produtos: quanto mais opções estiverem à venda, maiores serão as chances de conversão.
 
Elabore um plano estratégico de negócios e foque nas metas estabelecidas. Esses dados irão orientar a tomada de decisões.
 
Em seguida, estude a plataforma na qual o e-Commerce será desenvolvido e defina os meios de pagamento e formas de entrega que estarão disponíveis para o cliente.
 
 
Plataforma
 
Existem no mercado formatos diferentes de plataformas, principalmente em aspectos estruturais, nível de escalabilidade e personalização.
 
Avalie também os seguintes pilares no momento de escolher a plataforma ideal:
 
Custos: saiba o valor do pacote de hospedagem do e-commerce (ou os valores das mensalidades) e elabore uma planilha com projeção de gastos. É importante também estar atento aos níveis de serviço durante a avaliação dos custos;
 
Segurança: devido às transações com dados sigilosos de clientes, a segurança é um item de atenção primordial. Utilize uma conexão segura (criptografada) em seu site e adote rotinas de segurança.
 
Funcionalidade: a plataforma escolhida deve estar adequada ao segmento do negócio e recursos necessários;
 
Integração: a solução deve ser compatível com canais externos, como operadoras de cartões de crédito, mídias sociais e empresas de frete, por exemplo.
 
Design
 
Lojas virtuais devem ser intuitivas e funcionais, para que os clientes potenciais encontrem facilmente o que procuram. O propósito é tornar as informações e os produtos acessíveis aos mais diversos perfis de compradores, portanto favorecer a experiência do usuário é um dos pontos primordiais para se obter sucesso nas vendas.  
 
Por meio da comunicação visual bem estruturada, um e-commerce deve refletir a essência da empresa: o layout deve ser simples e adaptável aos diversos tamanhos de displays e gadgets, sejam notebooks, tablets e smartphones.
 
As imagens dos produtos merecem cuidado especial. Tenha atenção na qualidade das fotos e apresente os detalhes dos produtos em diversos ângulos.
 
Atendimento
 
E-commerces também se alimentam de relacionamentos e é preciso nutrí-los de forma eficaz. Leve em consideração que o ambiente digital é "frio", quando comparado à loja física.
 
Neste sentido, é importante que a sua empresa tenha uma pessoa, equipe ou mesmo uma empresa terceirizada que interaja com elogios, críticas ou até sugestões feitos pelos usuários.
 
Cuidado para não ser invasivo ou exagerado nas interações e concentre-se na satisfação do cliente.
 
É preciso estar pronto para interagir com todos!
 
Pagamento
 
Quanto mais alternativas de pagamento forem disponibilizadas, maiores serão as chances de converter a venda.
 
Cartões de débito ou crédito, boleto bancário, transferências e depósitos são os métodos mais comuns. Dependendo do perfil do e-commerce, existem ainda formas mais sofisticadas.
 
Entrega
 
Rapidez é fundamental para o cliente. Dessa forma, também é necessário optar por modalidades de entrega eficientes: se por meio de transportadoras ou através dos Correios. O tipo de produto comercializado, assim como as dimensões, o peso e a perecibilidade, fazem toda a diferença nesta etapa.
 
Outro tópico que deve ficar visível é a política de troca dos produtos. O contato do cliente com o atendimento deve ser rápido e eficiente, para evitar possíveis transtornos que afetem negativamente a imagem do e-commerce.
 
Divulgação
 
Tornar o e-commerce conhecido é fundamental para o sucesso da iniciativa. Marcar presença nas mídias sociais, por exemplo, é uma forma eficiente, eficaz e econômica para promover a loja virtual e aproximar-se do público. Existem outras estratégias de marketing digital igualmente acessíveis, como as mídias sociais.
 
Monitoramento
 
Monitore de perto todo o ambiente do e-commerce e garanta o bom funcionamento e a estabilidade do servidor no qual a loja virtual está hospedada.
 
Crie rotinas de atualização e, principalmente, protocolos de segurança, para evitar fraudes ou invasão. Também realize testes periódicos na loja, como fluxos de compras e funcionalidades.
 
A maioria dos sistemas dispõe de funções e recursos de monitoramento que permitem ao gestor acompanhar o desempenho de cada sessão específica da plataforma.
 
Por fim, também é importante estar atento a mudanças nas funcionalidades das plataformas: há sempre novas métricas para avaliar o desempenho do canal.
 
Boas vendas!
 
 
*Sócio fundador e diretor de criação digital da Agência 242, especializada em marketing digital, Pedro Hermano é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), especialista em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas pela McGillUniversity (Canadá) e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Um dos primeiros brasileiros a ingressar no curso de Marketing Digital da Harvard Business School, Hermano é docente do curso de Pós-Graduação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), articulista em renomados veículos de comunicação e palestrante em temas como estratégias de criatividade, marketing digital, inovação, big data e transformação digital.
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