Ler para escrever melhor

Ler para escrever melhor

image

Na crise, a sobrevivência de cada indivíduo, associação, negócio ou comércio é a cada dia mais dependente da nossa capacidade de acessar e compartilhar informações, gerando conhecimentos e valores em escalas maiores.
 
Por vezes informações lidas em contextos variados podem ajudar a formar um cenário mais claro sobre fatos históricos, culturais ou econômicos. Por exemplo, a maior parte dos integrantes das redações jornalísticas espalhadas pelo país desconhecem que os jornalistas eram isentos do pagamento de Imposto de Renda e tinham desconto de 50% nas passagens aéreas. Ficam surpresos ao saber que até 1964 eram estas as regras.
 
Muitos desconhecem que há uma lei (13.131) no município de São Paulo, datada de 2001, que diz "Não serão permitidos, em residência particular, a criação, o alojamento e a manutenção de mais de 10 (dez) cães ou gatos, no total, com idade superior a 90 (noventa) dias".
 
Nosso país tem cerca de 2.200 salas de cinema, que se concentram nas capitais e nos grandes centros e temos 5.776 cidades em todo território nacional, ou seja, infelizmente, não chega a 10% o número de cidades, que possuem ao menos uma sala com a insubstituível tela grande.
 
De tempos em tempos nos perguntamos como nasce um escritor? Veja o que registrou um ganhador do Prêmio Nobel de Literatura: "Um escritor é alguém que passa anos tentando descobrir o segundo ser dentro dele, e o mundo que o faz ser o que ele é: quando falo de escrever, o que primeiro me vem à mente não é um romance, um poema, ou a tradição literária, é uma pessoa que se tranca num quarto, senta-se a uma mesa, e sozinha, se volta para dentro; em meio às suas sombras, ela constrói um novo mundo com palavras".
 
No papel de professor, reforço aos meus alunos a necessidade de investirem tempo em edificantes leituras, uma vez que seremos cobrados por competências, habilidades e atitudes, que os bons livros podem ensinar. Simples assim!
 
Guest Post escrito pelo Profº Ronilson Luiz, do curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégicas de Pessoas (EAD).
0800 767 8727 | (11) 2714-5699