Como fazer uma carta de apresentação

Como fazer uma carta de apresentação

image

Na busca por um novo emprego, muitas pessoas capricham no currículo com modelos inovadores, mas se esquecem de uma peça-chave que pode fazer a diferença em uma seleção: a carta de apresentação. O documento pode ajudar o candidato a conquistar o tão desejado cargo e se destacar no mercado de trabalho. Confira algumas dicas para montar uma boa carta e saia na frente:

Prenda a atenção do recrutador

A primeira linha da carta deve impressionar o recrutador. Ela deve conter informações que destaquem o perfil profissional do candidato, sendo diferencial entre as demais, como por exemplo: Sou formado em administração de empresas com MBA em Gestão de Projetos (instituição de ensino), experiência de 6 anos na área, com inglês fluente. Procuro por novas experiências, desafios e acredito que posso colaborar positivamente para sua empresa.
 
Fale sobre suas experiências

Após chamar a atenção do recrutador, escreva sobre suas experiências profissionais. Veja no exemplo:

Minha última experiência foi na empresa (nome da empresa), onde atuei como analista e conquistei 3 promoções, sendo que o meu último cargo foi como gestor. Anteriormente, trabalhei na (nome da empresa), como auxiliar e entre as minhas funções destacam-se:

Continue o texto com evidências, das quais o recrutador possa considerá-lo para a vaga. Não mencione uma única característica que não seja positiva ou que não esteja relacionado com a vaga que pretende ocupar.
 
Destaque os pontos fortes

Ressalte os pontos fortes descritos no seu currículo e os inclua na carta de apresentação. Conclua solicitando ao recrutador que entre em contato para uma entrevista. Exemplo:

Estou à disposição para uma entrevista para que possa expor, com mais detalhes, minhas competências, habilidades e experiências.

Uma boa carta de apresentação deve

- Ser direta;

- Ressaltar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional; 

- Conter apenas uma página.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699