Adolescência: depressão e suicídio

Adolescência: depressão e suicídio

image

A série “13 Reasons Why” (13 Porquês), o jogo Baleia azul e o suicídio são temas que têm tomado as redes sociais nos últimos dias. Com uma onda de relatos e casos recentes de mortes, pais de adolescentes e jovens devem atentar-se para o que pode estar acontecendo com os filhos.

A Adolescência, por si só, é uma fase difícil, por conta dos hormônios que mudam e mexem com as estruturas físicas e emocionais.  Somam-se os relacionamentos nos ambientes sociais em que os mais extrovertidos se sobressaem e os demais ficam em segundo plano, além de ser uma época em que os amores chegam e não é simples lidar com sentimentos como paixão, expectativas e frustrações. Época também em que são obrigados a pensar e decidirem sobre carreira. 

Todas essas situações podem gerar conflitos e angustias que levam à depressão, ao isolamento, agressividade e até a entrada em jogos como A Baleia Azul, que estimulam a automutilação e o suicídio. 

Como lidar com estas situações?

Cabe aos pais ou responsáveis pelos jovens acompanhar o comportamento de seus filhos. Portanto, não confie plenamente em seus sentimentos e sensações. O melhor a fazer em casos de suspeita ou dúvida sobre a situação de seu filho é levá-lo para um acompanhamento psicológico. O psicoterapeuta oferecerá ao adolescente um espaço em que ele poderá falar de suas dores, conflitos e angustias. E sendo um psicólogo que atue com Constelações Familiares, se torna ainda melhor. 

A Constelação Familiar e a depressão

De forma inconsciente ficamos ligados aos nossos antepassados, por amor, também inconsciente, tendemos a repetir padrões de comportamentos. Desta forma, uma pessoa que sofre de depressão pode ter mãe/pai, avós, bisavós que também sofreram. 
Fatos como suicídios, abortos, assassinatos, acidentes ou doenças graves que aconteceram no passado, podem ser causa de transtornos que sofremos hoje, tanto em  adultos, como jovens, adolescentes e crianças. 

As informações de nossos antepassados estão presentes no nosso inconsciente, “o ser humano possui muitas coisas que nunca adquiriu por si mesmo, mas que herdou de seus ancestrais. Traz ao nascer sistemas organizados especificamente humanos e prontos a funcionar...” ((Jung citado por Elie G. Humbert; Jung; editora Summus; São Paulo; 1983).

As Constelações, método desenvolvido por Bert Hellinger, tem como meta gerar informações. Mostrar que estando vinculado ao passado, estamos emaranhados, e ao percebê-los, a possibilidade de colocar o sistema em ordem, considerando que cada membro tem um lugar neste sistema, promove a libertação do sintoma e da pessoa que o carrega, permitindo que o passado fique no passado. 

Para conhecer é aconselhável participar de um encontro em grupos onde o facilitador explica sobre o método e faz constelações para assim ficar claro do que trata. 

Artigo escrito por Alzira Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Constelação Familiar.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699