A importância da equipe de enfermagem na nefrologia

A importância da equipe de enfermagem na nefrologia

image

Segundo o Censo 2017 publicado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) é estimado no Brasil um total de 126.583 pacientes em tratamento dialítico. Ao que parece, muito aquém da realidade de cerca de 130 mil doentes renais crônicos que precisam de tratamento de Terapia Renal Substitutiva (TRS). Mas, para o atendimento adequado dos mesmos faltam profissionais especializados e condições econômicas e de infraestrutura básica em diferentes regiões do país.
 

A Portaria nº 1.675 de 7 de Junho de 2018 ao dispor sobre os critérios para a organização, funcionamento e financiamento do cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) destaca que são atribuições no cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas desde a rede de Atenção Básica de Saúde, iniciando com as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e controle das principais patologias relacionadas à DRC até a área Especializada com a atenção ambulatorial e hospitalar de forma multiprofissional, incluindo a necessidade da TRS nas modalidades de hemodiálise e diálise peritoneal.
 

O mesmo documento reitera em seu artigo nº 77 que do Estabelecimento de Saúde habilitado como "Atenção Ambulatorial Especializada em DRC - código 15.06" será exigido uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em DRC na qual está descrita a exigência da presença do Enfermeiro especialista.  Desse profissional se espera a organização e implementação de protocolos de cuidado, bem como a capacitação da equipe de enfermagem visando possibilitar ao indivíduo a segurança do cuidado no enfrentamento da hemodiálise, diálise peritoneal ou mesmo um transplante renal.
 

O Enfermeiro especialista em nefrologia será o gestor do cuidado de Enfermagem, cuidado específico que deve respeitar protocolos nacionais e internacionais e acima de tudo o respeito à individualidade da pessoa doente, seus familiares e acompanhantes/amigos.
 

Coordenadora dos cursos de enfermagem da USCS, Lia Cristina Galvão dos Santos.
 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699