5 tendências surpreendentes de SEO para 2018


Postado em 11/04/2018



Por Pedro Hermano*
 
Início de ano é sempre um momento interessante para reavaliar as estratégias de marketing digital. E isso envolve as táticas de Search Engine Optimization. Aproveitando o ânimo de ano novo, o expert Pedro Hermano, sócio fundador e diretor de criação digital da Agência 242, especializada em marketing digital, reuniu cinco tendências de SEO para você ter resultados surpreendentes em 2018:
 
1. Densidade do conteúdo
 
Muita gente confunde densidade com volume. No entanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Antigamente, os especialistas tinham o costume de inserir textos muito longos nas páginas. Mas isso acabava ficando sem sentido para quem realmente importava: o usuário. Era até bastante comum encontrar páginas com um alto volume de palavras, mas sem qualquer valor em termos de informação.
 
Diversos especialistas apontam que a qualidade do conteúdo impacta cada vez mais no resultado. Ou seja: é possível (e recomendável) escrever textos curtos, porém densos, mas que realmente façam sentido para o usuário. O objetivo é que ele permaneça na página. E fala a verdade: quando entramos na página e logo de cara tem aquele textão, dá uma baita preguiça, não é mesmo?
 
 
2. Imagem pessoal para alavancar marcas
 
Ter uma marca pessoal não é apenas para webcelebridades.Essa estratégia pode ajudar a promover empresas, produtos e serviços de maneira surpreendente – e, claro,alavancar a autoridade do autor, elevando a confiança e o engajamento do usuário.
 
Marcas pessoais consolidadas passam credibilidade, geram engajamento e, sem sombra de dúvidas, podem favorecer o crescimento do seu negócio. Inclusive, muitas empresas do mercado digital nasceram a partir de marcas pessoais bem trabalhadas.
 
3. A experiência do usuário será uma parte integrante do SEO
 
Para uma parcela cada vez maior de usuários, é intolerável se deparar com sites lentos, com erros ou falhas de navegação. Com isso, SEO está cada vez mais atrelado a UX e UI. Os buscadores, claro, estão bem atentos a isso. 
 
Recentemente, o Google começou a mostrar um favoritismo claro em relação a sites com tempo de carregamento cada vez mais rápido, otimizado para dispositivos móveis e com uma boa experiência geral de navegação.
 
Se você quiser manter a sua página no topo do ranking em 2018, precisa investir pesadamente, e desde já, na experiência de usuário. 
 
4. Seja mobile 
 
Falando no Google, ele acaba de lançar o "mobile-first", um índice que vai mudar a forma como o seu site é classificado nas páginas de resultados. Você provavelmente sabe que o Google rastreia sites de toda a internet para adicionar páginas ao índice, certo? Ele usa um bot (rastreador) para navegar como um visitante real, e seguir os links nas páginas.
 
No passado, o buscador mais famoso do mundo rastreava o site como um “usuário comum”,utilizando para isso um desktop. Agora, no entanto, o Google vai rastrear os sites como um usuário mobile, via smartphone ou celular. Se os bots acharem que a sua página, por exemplo, não é amigável para usuários mobile, tem carregamento lento ou interface ruim, você definitivamente vai perder valiosas posições. É a própria morte (virtual, claro).
 
5. Fuja de regras
 
Algumas práticas de SEO estão consolidadas há muito tempo por especialistas e usuários. Mas, a melhor forma de saber como essas convenções impactam no seu site é, sem dúvidas, fazendo testes. Com a quantidade de ferramentas e informações disponíveis no mercado, a melhor maneira de obter sucesso em 2018 é testar todas. Então, a dica de ouro, paradoxalmente, é: não siga regras. E faça testes. Afinal, o mais importante é saber o que melhor funciona para o seu site.
 
 
*Sócio fundador e diretor de criação digital da Agência 242, especializada em marketing digital, Pedro Hermano é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), especialista em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas pela McGillUniversity (Canadá) e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Um dos primeiros brasileiros a ingressar no curso de Marketing Digital da Harvard Business School, Hermano é docente do curso de Pós-Graduação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), articulista em renomados veículos de comunicação e palestrante em temas como estratégias de criatividade, marketing digital, inovação, big data e transformação digital.
 
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