5 perguntas para fazer durante uma entrevista de emprego

5 perguntas para fazer durante uma entrevista de emprego

image

Durante uma entrevista de emprego, muitas vezes, os candidatos assumem uma postura inerte e não fazem as perguntas fundamentais sobre a vaga ou a empresa, demonstrando ao recrutador desinteresse ou despreparo.
 
A expectativa durante a entrevista está dos dois lados e o recrutador espera ouvir do profissional questões básicas sobre a empresa, vaga, funções, cultura, entre outros.
 
Segundo Luiz Eduardo Gasparetto, especialista em Recursos Humanos e docente nos cursos de pós-graduação da USCS, por mais completa que seja a entrevista, ao final dela o entrevistado sempre terá, com certeza, algumas dúvidas. “Este é o momento para fazer perguntas ao entrevistador e ele as espera”, explica o especialista.
 
De acordo com Gasparetto existem cinco perguntas fundamentais durante a entrevista, são elas:
 
- Perguntar sobre os grandes objetivos da empresa e sobre os objetivos do setor aonde o candidato poderá trabalhar mostra ao entrevistador uma pessoa que está interessada em crescer junto com a empresa. Querer saber sobre os desafios que o ocupante do cargo terá pela frente indica uma pessoa que quer estar preparado para enfrentá-los.
 
- Perguntar sobre o estilo de liderança utilizado pelo gestor da área mostra a preocupação do candidato em se adaptar à situação que ele irá encontrar no dia a dia do trabalho e perguntar sobre a preocupação da empresa em treinar seu pessoal mostra a preocupação do candidato com sua atualização profissional.
 
- Perguntar sobre as tarefas prioritárias, entre as tarefas do cargo, por onde ele deverá começar a executar. Esta é outra maneira do candidato mostrar que se preocupa com as funções que irá exercer e que quer se adaptar rapidamente a elas.
 
- Perguntar ao entrevistador o que a empresa ou o setor esperam do novo ocupante da vaga é importante. Com isso, o entrevistador identificará quais são as expectativas da empresa e, principalmente, do seu futuro gestor a respeito do seu desempenho.
 
- Perguntar algo sobre a cultura da empresa como, por exemplo, que tipos de comportamentos não são bem vistos dentro da organização. Com isso ele estará preparado para evitar algo que, na empresa, seja considerado como comportamento não adequado.
 
“É importante que neste momento perguntas sobre salário e benefícios sejam evitadas, a não ser que a questão seja levantada pelo entrevistador, deixe este assunto para um segundo encontro”, ressalta Gasparetto.
 
O que é aconselhável durante a entrevista?
 
Para Gasparetto ir preparado para a entrevista, saber quais perguntas fará ao entrevistador, levantar informações sobre a empresa antes da entrevista, ir vestido de maneira adequada ao ambiente e tipo de empresa são ações fundamentais.
 
“Também é importante nunca chegar atrasado, não usar roupas muito ‘modernas’, pouca maquiagem para as mulheres, cuidado para não usar muito perfume. Nunca falar gírias, olhar no olho do entrevistador durante a conversa e sempre chama-lo de senhor ou senhora, mesmo que ele seja mais novo que o entrevistado (a não ser que ele dispense esse tratamento)”, conclui o especialista.
 
Fonte: Catho
0800 767 8727 | (11) 2714-5699